Nenhum produto no carrinho.

Pitch Bootcamp: Conexão entre jovens profissionais e grandes empresas 

A última edição do evento aconteceu de forma online. A próxima já tem dada marcada para acontecer e já é possível fazer a pré-inscrição.

O Pitch Bootcamp é um acelerador de carreira que reúne universitários e recém-formados com grandes empresas e startups de todo o mundo. A Seja Trainee participou da última edição, que foi a primeira de 2021, que aconteceu, via plataforma Zoom, nos dias 29 e 30 de março.

A edição foi 100% online e rendeu muito networking para quem participou. Inclusive o Luís Abdalla, CEO da Seja Trainee, compareceu para avaliar algumas apresentações e dar feedbacks. 

A Seja Trainee estava presente na primeira edição do Pitch Bootcamp de 2021 ocorreu de forma online.
A Seja Trainee estava presente na primeira edição do Pitch Bootcamp de 2021 ocorreu de forma online.

Se você não conseguiu participar, relaxa! O Pitch Bootcamp vai acontecer novamente em maio e você já pode realizar a pré-inscrição AQUI.

Mais sobre o evento

O Pitch Bootcamp foi criado em Portugal, em 2013 e já foi realizado em 22 países, impactando mais de 12 mil jovens e mais de 4 mil organizações. A metodologia foi desenvolvida pela Spark Agency e tem o objetivo de acelerar a carreira a partir do reconhecimento de habilidades extraídas de experiências dos participantes. 

A dinâmica é composta por dois dias de encontros. No segundo dia, as empresas entram para dar feedbacks às apresentações elaboradas após dinâmica e treinamento feito pelos consultores.

O projeto não tem fins lucrativos e é pensado para que empresas contribuam nesta fase inicial de atuação dos jovens. Além disso, é uma oportunidade de reforçar marcas, estabelecer contato e engajar os participantes para possíveis contratações.

A dinâmica do Pitch Bootcamp

O Pitch Bootcamp conta com jovens de diversas áreas de formação que buscam explorar opções de carreira.

Cada participante passa cerca de 10 minutos na sala com os representantes das empresas. O pitch sobre competência, experiências e objetivos de carreira era apresentado em dois minutos. O restante do tempo era preenchido por feedbacks, dúvidas e comentários para enriquecer o pitch do participante.

O feedback é composto por críticas assertivas e construtivas, identificação de pontos fortes e sugestões para o desenvolvimento e pontos que podem ser melhorados.

O feedback é um elemento fundamental para alcançar objetivos de careira.
O feedback é um elemento fundamental para alcançar objetivos de careira.

Para David Souza, que já participou do evento e faz parte da equipe Seja Trainee, a palavra que resume o Pitch Bootcamp é conexão. “Conseguir se conectar com você, com as pessoas que estão ali e com as empresas. Com isso, você consegue trabalhar a questão do autoconhecimento e do controle da inteligência emocional”, explicou.

Ele ressalta também que o evento serviu como uma grande virada de chave, já que participando das dinâmicas percebeu que o que achava que era seu ponto forte, na verdade era seu maior inimigo.  “Na hora de estruturar meu pitch, de me vender, eu não estava sabendo contar essa história, pois acabava focando mais na parte técnica e nas experiências e acabava não falando sobre mim, mostrando quem realmente eu era, o que eu queria e onde eu queria chegar.”, contou David.

Os aprendizados que o Pitch Bootcamp proporciona

Para David, o evento é voltado para moldar o olhar que temos sobre o mercado e principalmente sobre nós mesmos. “Ele faz você refletir sobre a parte emocional, racional e, com isso, tirar lições para pensar o que realmente lhe motiva, o espaço que você quer ocupar e atingir”.

Outro ponto positivo destacado por ele é em relação a criação da rede de networking. “Eu consegui criar uma rede de networking incrível, inclusive uma das minhas melhores amigas conheci no evento e a gente troca muitas experiências e visões sobre o mercado de trabalho. No último dia consegui estruturar meu pitch e dar match com algumas empresas e, no final, saí com uma vaga de emprego”, apontou.

O Pitch Bootcamp propicia a criação de uma rede de contatos profissionais e muitas oportunidades.
O Pitch Bootcamp propicia a criação de uma rede de contatos profissionais e muitas oportunidades.

Por fim, David avaliou o Pitch Bootcamp como dois dias de grande aprendizagem, em que a maior lição tirada foi conseguir a conexão consigo mesmo e depois com os outros participantes da empresa e, principalmente, com as empresas lá presentes. O evento proporciona o entendimento do que é preciso para conseguir estar dentro daqueles espaços e dar o verdadeiro match com a empresa, já que há uma experiência muito próxima de Fit Cultural.

“A dinâmica proporciona fazer toda uma trajetória de sua jornada até aquele momento, desde a sua infância, escola, faculdade, das suas experiências profissionais.Você consegue fazer toda essa leitura e refletir sobre onde realmente você conseguiu desenvolver habilidades, onde você poderia ter dado um pouquinho melhor de você e também sobre os “nãos” que a gente já recebeu da vida. Às vezes a gente não sabe lidar com as negativas e lá a gente consegue ver que é necessário e que cada um tem uma jornada”, conclui.

A Seja Trainee tem  como uma de suas missões estimular a empregabilidade e iniciativas como o Pitch Bootcamp são grandes oportunidades de preparar cada vez mais jovens para o novo mercado de trabalho. Se você gosta desse tipo de evento e networking fica ligado nas nossas redes, logo iremos falar mais sobre o maior evento de empregabilidade jovem, o #MovimentoSeja!

 

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução