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Como se organizar para processos seletivos

Por Margareth Correa

Estamos na alta temporada dos processos seletivos, o que para muitos causa angustia porque é um  momento crucial para a carreira.

Ter a sensação de que tudo foi feito e nada concluído é muito comum quando não se tem uma correta gestão do tempo.

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Você deve estar se perguntando: como vou conseguir conciliar graduação, rotina do trabalho e estudos e preparação para os processos seletivos?

É preciso identificar primeiramente o que está “roubando” o seu tempo, mas antes disso, entenda como se organizar para processos seletivos:

 

Tenha um pitch estruturado

Uma das coisas importantes, é saber se está prestando processo seletivo para as empresas que tem o seu perfil.  – Fica mais fácil quando você constrói exemplos no seu pitch que tem a ver com a empresa que valorizam suas experiência. Lembre-se de ensaiar !

 

Não atropele as demandas

Processos seletivos têm um tempo para ocorrer e cada etapa requer uma preparação diferente. Nas primeiras etapas, você tem que se concentrar nos testes online e somente nas etapas presenciais estudar mais sobre a empresa. Para melhor controle de cada etapa você pode acessar o arquivo (tem um arquivo da seja de controle das etapas)

 

Tenha seus quick wins

Tenha metas mensuráveis para cada etapa. Como? Essas metas são seus pequenos objetivos que somados te levarão a avançar no processo seletivo. Na preparação por exemplo, você pode se preparar para ser mais assertivo nos testes de lógica. Isso vale para participações presenciais também.

 

Pense no que precisaria melhorar na sua participação em Dinâmica de Grupo por exemplo: ter um pensamento mais crítico?  Demonstrar mais argumentação? A cada participação, comprometa-se a atender a esses pequenos passos.

 

Seja consciente dos seus gaps

Quando se está consciente dos gaps você pode focar onde precisa melhorar e focar nesta preparação. Tem muita gente boa nos testes de inglês que talvez tenha que focar mais na preparação para uma boa entrevista. Desta forma, sua dedicação poderá ser mais equilibrada, menos em inglês em mais na comunicação efetiva em entrevistas.

 

Se você já está ciente dos passos anteriores, mas percebe que ainda não está evoluindo, é possível que não esteja tão percebendo o que pode estar roubando seu tempo. Veja aqui alguns problemas comuns que você precisa identificar na sua rotina.

 

  • Falta de estabelecimento de metas
  • Falta de priorização
  • Saber lidar com interrupções
  • Procrastinação
  • Falta de cronograma

 

 

Margareth Correa

Master Coach de Carreira, Positive Coaching, Executive Coaching, PNL e Coaching Game. É formada em Administração de Empresas e MBA em Recursos Humanos e especialista em Carreira com mais de 3000 horas de atendimento individual. Atua há mais de 20 anos em Recursos Humanos, sendo 7 em como executiva de empresas nacionais, privadas e públicas. Ministrou uma série de palestras na Secretaria do Estado de Saúde de SP e também atua como orientadora de carreira na FAAP.

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