Quer entender as diferenças entre vaga efetiva e trainee? Então esse texto é para você!
Vaga efetiva ou trainee? O que é melhor? Nesse texto, vamos explicar as diferenças e semelhanças entre esses tipos de carreira e o que é melhor para você!
Vaga efetiva ou trainee
Os programas de trainee costumam ter uma estrutura muito mais delineada, com
- Tempo de desenvolvimento definido
- Job rotation
- Série de treinamentos que desenvolvem o Trainee no âmbito técnico e comportamental.
- Mentoria
Já as vagas efetivas nem sempre têm um plano delineado anteriormente, mas isso não significa que o funcionário não terá desafios ou deixará de aprender.
Pelo contrário, o plano de desenvolvimento individual existe e dependendo da empresa, o espaço para crescimento também é uma realidade.
Ou seja, apesar da estrutura ser diferente, os frutos adquiridos na vaga trainee ou efetiva dependem do quanto o funcionário de empenha e dos resultados que traz.
Semelhanças entre vaga efetiva e trainee
A vaga efetiva e trainee também tem muitas semelhanças entre si, tais como:
- Carteira assinada
- Regime CLT
- Benefícios
Outra semelhança é o crescimento com base na meritocracia!
Nem sempre foi assim. Há alguns anos o crescimento dentro da empresa dependia muito mais do tempo de casa do que da performance do profissional.
Hoje em dia essa lógica vem mudando e a meritocracia está cada vez mais presente no mercado de trabalho.
Dependendo do seu esforço, empenho e dos resultados que trouxe para a empresa, terá mais ou menos espaço dentro da organização. É um prato cheio para quem está motivado e quer crescer profissionalmente.
Muita gente acha que todo o trainee, ao final do programa, ocupa um cargo de liderança, mas nem sempre isso acontece e os próximos da carreira de um trainee também dependem de seu desempenho e entregas, assim como acontece na vaga efetiva!
Vantagens de ser trainee
Uma das grandes vantagens é a possibilidade de uma formação mais completa no currículo profissional com um enriquecimento de carreira bastante atrativo para o mercado.
Há uma rotatividade interessante dentro da empresa, facilitando ao profissional em treinamento o conhecimento de todas as áreas e setores de uma corporação, podendo assim ganhar expertise e trabalhar sua cartela de networking, ou seja, passa a ter muito mais contatos dentro da empresa.
De forma mais geral, um programa de trainee dura até dois anos, com o objetivo de direcionar o jovem profissional no desenvolvimento de projetos em áreas diferentes dentro de uma empresa. Cada organização possui uma política de aproveitamento de pessoal e vai depender do trainee se mobilizar para absorver o máximo de cada área.
Veja abaixo algumas exigências básicas comuns das empresas:
- Estar cursando o último semestre da graduação ou já ter concluído há, no máximo, dois anos;
- possuir inglês avançado ou ter fluência no idioma;
- estar disponível a mudanças e viagens;
Antes de tomar sua decisão
Independentemente da sua escolha – vaga efetiva ou trainee – é importante antes de se lançar em um processo seletivo, ter em mente:
- O perfil completo da vaga,
- As exigências e as particularidades do trabalho,
- Possibilidades de crescimento.
- Cultura da empresa
- Desafios que o novo profissional terá
Não é nenhum crime corporativo se o candidato pedir toda a descrição do trabalho a ser exercido durante o processo após a aprovação na vaga.
E dentre as informações que você precisa buscar na empresa antes de participar do processo seletivo, existem 2 que são muito importantes quando o assunto é o seu crescimento profissional
Plano de carreira
É importante averiguar se a empresa em questão possui um plano de carreira para os futuros profissionais absorvidos em sua equipe. Caso contrário, pode ser sim um investimento mal feito.
Mais do que descobrir se a empresa tem plano de carreira, busque entender como esse plano funciona!
Algumas empresas ainda preferem contratar funcionários externos para cargos mais sêniores ao invés de desenvolver sua equipe!
Momento da empresa
Fusão, crise ou expansão? Tudo isso diz muito sobre as suas chances de crescimento dentro de uma empresa.
Uma empresa em expansão pode criar oportunidades, áreas, cargos e novos negócios.
Uma empresa em crise também pode ser uma oportunidade para o profissional que consegue pensar diferente, diminuir custos e repensar o negócio.
O ponto central é escolher uma empresa que tenha sua cara – seja ela uma empresa com programa Trainee ou não. Sua identificação com a empresa é a base para que você consiga se destacar no que faz!
Comece agora!
Pronto para buscar uma vaga efetiva ou trainee que te dê condições para crescer profissionalmente?
A Seja Trainee pode te ajudar!
Agende um “Momento Carreira” com a nossa equipe para falar sobre os próximos passos da sua carreira!