Ensina Brasil busca lideranças para transformar a educação do país

Para participar, é preciso ter concluído o curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022.

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro de 2021 e busca recrutar talentos de diversas áreas de bacharelado e/ou licenciatura, que já são professores ou nunca deram aula para lecionarem por 2 anos em escolas públicas pelo Brasil que estão em contexto vulnerável.

O desafio da educação pública no Brasil é bastante complexo e precisa de muitas pessoas. Neste contexto, o Ensina Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo desenvolver lideranças para a transformação da educação, começando pela sala de aula. A instituição acredita na liderança coletiva e no esforço compartilhado para que todas as crianças tenham educação de qualidade.

Mais sobre o Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil

O Programa vai se estruturar em:

  1. Trabalho mão na massa e com propósito: os selecionados vão tomar a iniciativa e atuar na realidade da sala de aula, vivenciando desafios comuns a todo professor de escola pública que trabalha em contextos de vulnerabilidade social;
  2. Desenvolvimento pessoal e profissional: valoriza-se a experiência prática combinada com momentos de reflexão e frequentes formações para o desenvolvimento de professores líderes. Por isso, os participantes do Programa vão contar com 545 horas de formação durante os dois anos, que vão ser divididas em inicial (Intensivão), encontros de trabalho, encontros de rede, trilhas online, tutoria pedagógica, mentoria com professores, plano de desenvolvimento individual (PDI) entre outras. Além disso, para os Ensinas que não são licenciado, a Ensina Brasil (com o pagamento das mensalidades) formação pedagógica em universidade credenciada pelo MEC ao longo do Programa;
  3. Continuidade do impacto e atuação em rede além dos 2 anos de programa – Alumni Ensina Brasil: a formação se expande durante o segundo ano do Programa, buscando além de ampliar as oportunidades de aperfeiçoar a prática dos Ensinas como docente, contribuir no processo de Transição de Programa, proporcionando a continuidade do trabalho com impacto, seja em sala de aula ou fora dela. Essa preparação começa através de: trabalho de verão, Trilha da Jornada de Transição de Programa e Programa de Mentoria.
Ensina Brasil
O Ensina Brasil está presente em 10 cidades espalhadas pelo Brasil.

O Ensina Brasil é um Programa de Trainee?

O termo mais adequado é de que se trata de um Programa de Desenvolvimento de Lideranças. Ele tem duração de dois anos e é remunerado (como muitos programas de trainee tradicionais).

A diferença está no objetivo, que é formar lideranças que queiram dedicar seus talentos e energia para ajudar a resolver os desafios mais complexos do país, especialmente na área de educação, mas também nos demais setores da sociedade.

Por isso o programa busca quem quer, de fato, botar a mão na massa e trabalhar para que o Brasil tenha mais oportunidades para todos.

Durante os dois anos do programa, os “Ensinas” atuam como professoras e professores em escolas públicas vulneráveis, sendo contratados pelos órgão governamentais parceiros. E é no segundo ano de Programa que eles passam por mentorias e trilhas de carreira para compreender quais serão os próximos passos para continuar impactando o ecossistema educacional.

Hoje 84% dos participantes estão atuando na área de educação, não necessariamente em sala de aula: Terceiro Setor  – 29% (Ex: Fundação Estudar, Fundação Lemann) / Setor Privado / Startups – 27% (ex: Arco Educação) / Secretarias de Educação – 18%).

Depoimento de quem participou do Programa

“A proposta do Ensina Brasil de atuar com educação me fascinou. Durante as etapas do processo seletivo eu conheci mais sobre a organização e fiquei cada vez mais envolvida. Na etapa de dinâmica de grupo conheci outras pessoas com o mesmo propósito e com espírito de cooperação, o que confirmou meu desejo de fazer parte da rede.”

Mariana Giacon, formada em Engenharia na Universidade de São Paulo (USP), atualmente trabalha na Secretaria de Educação do Piauí e participou do programa em 2019.

“Sempre tive vontade de fazer alguma diferença na educação, e foi justamente essa a minha intenção quando eu prestei o processo seletivo do Ensina Brasil: desenvolver melhor minha liderança, minha gestão de sala de aula e poder impactar positivamente a vida dos meus alunos e a escola.”

William Bradley, Licenciado em História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, continua atuando na rede municipal e participou do programa em 2019.

Pré-requisitos para fazer a inscrição

  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Ter português fluente;
  • Ter curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022;
  • Ter diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC
  • Ter disponibilidade para participar da formação inicial com 2 módulos: Módulo online de até 45 horas em dezembro de 2021, podendo haver dedicação síncrona em horário não comercial (cerca de 15 horas), com o restante da dedicação assíncrona; e Módulo online de até 40 horas semanais em janeiro de 2022, a partir do dia 03, de forma síncrona em horário comercial;
  • Ter disponibilidade para participar do programa a partir do início das aulas em 2022 e permanecer por 2 anos letivos no programa. Normalmente o início das aulas se dá em fevereiro, mas devido ao contexto da Covid-19, essa confirmação ocorrerá ao longo do segundo semestre;
  • Ter disponibilidade para morar fora de sua cidade por 2 anos, a partir de fevereiro.

Etapas de seleção do Programa da Ensina Brasil

Etapa 1: julho a setembro/ 2021

Inscrição.

Etapa 2: julho a setembro/ 2021

Testes.

Etapa 3: setembro a outubro/ 2021

Perguntas de reflexão, que são perguntas dissertativas que instigam reflexões sobre os comportamentos, decisões, conquistas e crenças pessoais dos participantes.

Etapa 4: outubro/ 2021

Dinâmicas de grupo.

Etapa 5: novembro/ 2021

Entrevistas.

Remuneração e benefícios

Como o participante é contratado diretamente por cada governo, a remuneração varia de acordo com seu local de contratação, sendo sempre equivalente à remuneração de um professor em início de carreira, com a mesma carga horária dos professores da rede pública de educação que ele integrará. O piso salarial nacional de profissionais da rede pública de educação básica em início de carreira, segundo o MEC é de R $2.886,24.

INSCREVA-SE ATÉ O DIA 20 DE SETEMBRO

 

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução