Nesse texto, vamos te mostrar porque a sua estratégia para buscar emprego não está funcionando e o que você pode fazer de diferente
Nesse texto, vamos rever a sua estratégia para buscar emprego. E você vai ver que queremos propor uma mudança de mindset na hora de olhar para as oportunidades do mercado! Vamos lá?
Busca de vagas nos anos 90
Caneta na mão e atenção total na seção empregos. Nos anos 90, era normal enviar o currículo por correio ou até entregar cópias de porta em porta. Apesar de hoje isso ser quase IMPENSÁVEL, percebemos que a estratégia individual de busca por oportunidades permanece exatamente igual.
As pessoas continuam pesquisando vagas abertas, exatamente da maneira como se fazia antes. A única diferença é que mudou a versão impressa para a digital. Em outras palavras, os canais e tecnologia avançaram, mas a estratégia individual não.
Você pode até pensar nas estratégias de networking para buscar uma nova posição, mas normalmente o foco é a procura por oportunidades abertas.
Quero propor uma reflexão diferente de como buscar vagas e que você possa criar uma nova estratégia frente ao cenário atual porque:
- Hoje as pessoas buscam aquilo que se identificam e faz mais sentido para a vida e carreira profissional!
- É comum as pessoas procurarem novos desafios em áreas, funções e carreiras.
- Hoje não há limites ou barreiras de conexões!
- Conseguimos buscar os contatos mais específicos possíveis para trocar ideias!
Começando por você para depois ir para as vagas
Primeiramente, em um momento inicial de carreira ou transição no mercado, é fundamental compreender melhor o contexto e realização de tudo que foi feito até aqui, porém a gente não costuma se aprofundar e entender os nossos diferenciais, perfil, motivação e o que realmente queremos para a nossa carreira.
Acabamos simplificando demais o tipo de área desejada ou abrindo demais o leque com o famoso “Área de Marketing” ou “Administrativo / Financeiro / Comercial”.
Ao refletir e aprofundar sobre o que realmente queremos, podemos descobrir e afirmar áreas, segmentos ou empresas que você tem grande identificação, mas não está indo atrás, simplesmente porque está preso a uma rotina de pesquisar vagas abertas.
Rotina de busca de oportunidades
Portanto, minha sugestão é criar uma rotina mais ampla para busca de oportunidades em que você passe a acompanhar mais notícias especializadas, tipos de feiras, congressos, cursos e palestras da área que deseja direcionar sua carreira.
Essa nova estratégia de busca de informações daquilo que mais lhe motiva te coloca em contato com tendências, novidades e principalmente as empresas que estão crescendo no mercado.
Mudamos a rotina de pesquisador de vagas para pesquisador de assuntos de interesse. Por exemplo: vamos dizer que sou fã do tema tecnologia. A partir de uma nova postura, você começa a descobrir empresas e pessoas que atuam com aquilo que deseja atuar e passa a enxergar novas oportunidades que até então não imaginava e não mais focada somente em portais ou cadernos de empregos.
Faça novos contatos expondo as suas reais motivações de carreira
Ao efetuar uma busca por ampliar a sua rede de contatos guiado por sua motivação, você passa a descobrir pessoas e empresas que tem sinergia com aquilo que é a sua fotografia profissional desejada.
A partir disso, você pode apresentar-se colocando os principais pontos que o seu currículo tem para o que você realmente quer e trazer vantagens como:
- Mostrar seu interesse pela empresa ao invés de depender somente do CV;
- Não depender de vagas abertas, mas criar oportunidades que não enxergamos da maneira tradicional;
- Se destacar dentre outros candidatos, mostrando seu interesse genuíno.
Nova estratégia para buscar emprego
A nova maneira de buscar oportunidades do mercado deve ser muito mais estratégica e ativa. Ela vai além do “enviar e aguardar”, ela é ativa e interativa, ela demanda mais exposição e clareza dos caminhos de carreira que você busca, e ela traz vários benefícios:
- Conectar-se com empresas que combinam com você;
- Conhecer a empresa e sua cultura desde o início;
- Não depender de vagas abertas;
- Começar novos contatos a partir do seu interesse / motivação;
- Criar novos relacionamentos e mostrar como você pode contribuir para o rumo de carreira que deseja seguir.