No atual cenário profissional, o termo “Trainee” tem se destacado como uma oportunidade promissora para quem busca de uma trajetória sólida e ascendente no mercado de trabalho.
Entretanto, o significado dessa denominação ainda suscita dúvidas e questionamentos entre muitos. Afinal, o que é Trainee? Seria um estágio? Um cargo diferenciado?
Essa dúvida é comum entre universitários e recém-formados que possuem o desejo de iniciar suas carreiras de forma estratégica e assertiva. Pensando nisso, preparamos esse texto para fazer uma definição clara sobre os principais diferencias de Trainee. Confira:
1. Definição
No mercado brasileiro, os Programas de Trainee costumam ser pensados para preparar os profissionais para cargos de liderança na empresa.
2. Diferenciais do Programa Trainee
- Vagas com job rotation. O Trainee conhece diversas áreas ou subáreas da organização;
- Programa de desenvolvimento de carreira com treinamentos, desafios e projetos estratégicos que proporcionam um crescimento acelerado para se chegar às posições de liderança.
3. Modo de contratação
O Trainee já entra contratado no regime CLT, ou seja, já entra como efetivo dentro da organização e pode construir sua carreira meritocraticamente a partir da apresentação de resultados.
4. Quanto ganha: benefícios e salário
O salário varia bastante de um Programa para o outro e de um segmento. Há Programas que chegam a pagar até R$ 8 mil acrescido de benefícios, como vale-transporte, vale-alimentação e refeição, gympass, cursos de formação, plano de saúde, seguro de vida, previdência privada e muito mais.
5. Trainee é tudo igual?
Nenhum Trainee é igual ao outro. Cada processo tem seus objetivos, tempo de duração e ações de desenvolvimento. É importante conhecer a proposta de cada Programa para achar aquele que mais combina com seus objetivos de carreira!
6. Etapas do processo seletivo
Os processos seletivos costumam durar de 2 a 4 meses. Há etapas clássicas, que são: inscrição; testes online, apresentação ou dinâmica de grupo, painel de negócios e entrevista final.
7. Quem pode ser Trainee?
Em geral, busca-se pessoas que estejam no último ano da graduação ou tenham concluído a formação em até dois anos. Mas, esse prazo depende da empresa. Há aquelas que aceitam graduados a qualquer tempo.
8. É preciso ser fluente em inglês?
Em relação ao inglês, esta exigência está cada vez mais flexibilizada, mas a grande maioria das empresas ainda pede a partir do nível intermediário.
9. Perfil de candidato que as empresas procuram
As empresas valorizam profissionais que desmonstrem:
- Atitude de dono;
- Protagonismo de carreira
- Resiliência;
- Conexão com o propósito da empresa.
E, claro! Seja autentico, demonstrando sua personalidade sem máscaras!
Curtiu as particularidades de ser Trainee? Fique ligado que estamos no período de Alta Temporada de Trainees e com muitas vagas abertas!