Você não tem experiências e fica na dúvida sobre o que escrever no primeiro currículo? Então, confere nossas dicas e modelo de currículo
Você pode estar buscando um estágio, uma vaga efetiva, um trainee ou qualquer outra vaga, mas um desafio comum que encontramos no caminho é: se o currículo é um lugar para mostrar as minhas experiências, o que faço quando não tenho experiências? Muitas pessoas entre 18 e 28 anos acham que possuem pouca ou nenhuma experiência profissional para a área desejada, mas nós acreditamos que acima de tudo, o maior problema é não reconhecer como as suas vivências podem ser consideradas úteis para o mercado de trabalho.
Para isso, um bom exercício é pensar nos 3 ou 4 momentos marcantes da sua trajetória, que você teve um papel importante, realizou algo bacana ou aprendeu algo valioso. Por exemplo:
- Um projeto da faculdade que você adorou fazer
- A participação em um negócio familiar
- Um projeto voluntário
- A atuação na organização da formatura ou Grêmio Escolar
- “Bico” como vendedor, buffet de festas, etc.
- Organização de um evento
- Intercâmbio
- Projeto de iniciação científica
- Trabalhos de conclusão de curso (TCC)
- Empresa júnior da faculdade
Ao pensar nessas experiências, uma coisa importante: o currículo é uma forma de contar as suas realizações, transformações que você gera. E acredite, você gera transformação em qualquer lugar e situação! Ou seja, ter uma experiência em empresas não é o único jeito de se aprender coisas novas e se desenvolver.
Em outras palavras, ninguém espera que o candidato tenha experiência desde sempre, mas é importante que você reflita sobre suas vivências e encontre o valor de cada vivência. O currículo é uma porta de entrada para a empresa. É uma forma de conhecer um pouco da sua trajetória e do impacto que você gerou por onde passou.
E-BOOK EXCLUSIVO SOBRE CURRÍCULO
Se você sentir que está faltando um toque a mais para deixar seu currículo estratégico, baixe nosso eBook com o passo a passo para deixar seu currículo mais chamativo!
APRENDIZADOS AO FAZER O CURRÍCULO:
- Às vezes, a insegurança de não ter experiência faz com que o candidato traga descrições muito curtas, muito longas OU informações desnecessárias
- Não desvalorize as experiências que você já viveu, não importa se foi ajudando um negócio familiar ou trabalhando como vendedor de loja no final do ano. Procure olhar o que essa experiência te trouxe, o que te acrescentou
- Se possível, busque um estágio de férias ou trabalhos voluntários e inclua essas experiências
- Invista em si mesmo – Hoje em dia a internet disponibiliza MUITOS cursos gratuitos. É importante estar ligado para aproveitar essas oportunidades
- Cuidado com aspectos muito divergentes no CV, como cursos de “leitura dinâmica” e “astrologia”
- Não coloque todos os cursos, palestras e eventos que já participou. Lembre-se que o currículo é estratégico e não adianta acumular tudo que já fez na vida
- Esqueça tópicos como “perfil profissional”
Exemplos reais de descrição:
Voluntariado junto à Prefeitura de Barueri-SP – Qual o tipo de projeto? O projeto em conjunto com a Prefeitura de Barueri se chama Mayors Challenge, que desafia cidades a desenvolverem projetos que melhorem a vida das pessoas e a eficiência governamental – O que foi o seu papel? Desenvolver um projeto sobre uma política pública de aumento da empregabilidade de pessoas com deficiência, aumentando a eficiência do processo de contratação e treinamento dos candidatos. – Resultados obtidos – exemplo real: O projeto foi escolhido dentre as 290 cidades participantes como um dos 20 finalistas.
Participação em Entidades Estudantis
Principais realizações:
- Projeto de melhoria da distribuição de água, cursos e avaliações da área da saúde
- Responsável pela prospecção do projeto, comunicação entre equipe e comunidades e pesquisa de campo
- Criação de rede agroecológica que conecta produtores e consumidores, com foco em um negócio sustentável
PERGUNTAS MAIS COMUNS DE UM CV COM POUCA EXPERIÊNCIA
- O fato de ter 2 páginas é prejudicial? SIM, para um CV com pouca experiência, é muito recomendado deixar em 1 página.
- É uma boa ideia ter a logo das empresas? NÃO precisa ter logo das empresas.
- Quanto devo escrever nas descrições? Entre 1 a 4 tópicos sobre cada experiência
- Devo incluir o tópico Qualificações/Habilidades citando “Organização”, “trabalho em equipe”? NÃO, você deverá incluir nos tópicos de cada experiência algo que seja relacionado a essas qualificações.
- Seria melhor apresentar experiências que se enquadrem com a minha área de atuação ou devo colocar todas as experiências profissionais? Coloque maior ênfase nas experiências profissionais que fazem sentido para o que você busca e as oportunidades que forem mais antigas, avalie 2 vezes se deve ou não colocar no CV.
- Em relação à descrição das experiências, como devo apresentar essa informação? Partindo de uma visão macro para uma visão micro e descrevendo suas principais responsabilidades ou projetos e resultados alcançados.
VER PLAYLIST DE VÍDEOS DA SEJA TRAINEE
https://www.youtube.com/watch?v=dDRRnEeQUdQ&list=PLpnE2BvG4AdYtZB0aUE-0VjHTrR2lTKXx