A resolução de Cases de Negócios (também chamada de Business Case) está presente na maioria de processos seletivos de estágio e trainee. Nessa etapa, é proposta ao candidato achar soluções para problemas reais da instituição.
O estudo de caso de uma case de negócios é uma situação, que pode ser real ou fictícia, apresentada com o intuito de que os candidatos possam debater e apresentar soluções.
Se o candidato chegou até a etapa de resolução de case, isto quer dizer que possui o perfil que a empresa procura. Desse modo, as atividades propostas vão ajudar os recrutadores a fazer a avaliação de quais candidatos dentro desse perfil que a empresa deseja se dariam melhor na vaga disponibilizada.
Invariavelmente, são colocadas problemáticas semelhantes aos que o profissional vai enfrentar caso ocupe o cargo. É nesse momento que os recrutadores vão avaliar as competências exigidas para a vaga.
O que é analisado na resolução da case de negócios
A resolução de uma case de negócio pode ser solicitada para ser feita de forma individual ou em grupo para que os candidatos interajam entre si e mostrem como trabalham em equipe.
Durante esse momento de dinâmica, as competências comportamentais (soft skills) vão ser mais analisadas pelos recrutadores. Alguns dos pontos avaliados são: criatividade, raciocínio lógico, comunicação, poder de síntese, habilidade de análise, capacidade de trabalhar sob pressão, etc.
A solução correta para a case de negócios
Em geral, não há apenas uma resposta correta para o problema apresentado pelos recrutadores.
O mais importante é que o candidato apresente uma linha de raciocínio condizente e racional com o que foi apresentado.
Encontrar soluções criativas e originais faz com que o candidato ganhe pontos no processo seletivo. Mas, cuidado, para não fugir do tema ou apresentar algo que não seja possível de realizar. Além de inovadora, a solução também deve ser aplicável e descomplicada.
Dicas para a resolução da case de negócios
Você foi convocado para a etapa de resolução de cases de negócio? Confira as dicas que preparamos para você se sair super bem nesta etapa:
1. Estude a empresa previamente
Quanto mais você conhecer da empresa e seus concorrentes, melhor entenderá seus propósitos e o que eles estão buscando. Além disso, vale a pena estar por dentro de termos específicos usados pela empresa ou no segmento de negócio que ela se enquadra. Esses pontos são importantes na hora de focar na solução da case de negócios.
2. Seja você mesmo
Não é preciso encenar algo que você não é. A originalidade é um dos pontos considerados como positivos pelos recrutadores. Então, exponha seus pontos de vista e seja sincero sobre suas competências, aprendizado e trajetórias.
3. Preste atenção enquanto o problema está sendo exposto
Ouça com atenção e anote o que considerar importante.
Anotar é uma forma de não confiar somente em sua memória, além de mostrar ao recrutador que você está interessado.
4. Faça perguntas
Quando o examinador terminar, caso hajam dúvidas, não hesite em perguntar e garantir que entendeu corretamente.
Há situações em que os recrutadores apresentam dados incompletos de propósito para avaliar se o candidato vai em busca dessa informação. Contudo, fique ligado para não perguntar algo que já foi dito, pois é sinal de desatenção.
5. Faça uma escala hierárquica de problemas
Identifique quais os problemas mais graves e quais precisam ser resolvidos logo. Assim, é possível definir a prioridade. Não tente resolver tudo ao mesmo tempo. É preciso que haja um cronograma com as ações.
6. Mostre que sabe ouvir
Falar pouco é visto como um ponto negativo, mas falar demais e não deixar espaço para outros candidatos não é um bom sinal. Seja colaborativo e mostre que tem empatia e que sabe ouvir.
Resolução de case sem complicações: siga nosso passo a passo
PASSO 1: Pesquise sobre os negócios da empresa, área de atuação e possíveis problemas;
PASSO 2: Defina o objetivo e a solução a serem buscados na case de negócios;
PASSO 3: Atente para os dados disponíveis e relevantes para a resolução da case;
PASSO 4: Organize sua pesquisa e informações disponíveis;
PASSO 5: Caso a dinâmica seja em grupo, utilize as percepções dos outros componentes do grupo para ter um panorama mais amplo do problema;
PASSO 6:Fuja do óbvio e busque soluções criativas e que tenham a aplicação viável;
PASSO 7: Defina um cronograma com as etapas de curto, médio e longo prazo para a solução proposta;
PASSO 8: Faça sua apresentação de forma objetiva, levando em consideração a problemática e as etapas percorridas até chegar na solução;
PASSO 9: Fique atento ao tempo e não se alongue demais ou fale de menos;
PASSO 10: Escolha pontos de argumentação consistente para construir sua apresentação.
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