O que você pode aprender com 591 trainees aprovados?
Na pesquisa Trainee do Futuro, realizada pela Seja Trainee em parceria com a Across, conversamos com 591 Trainees aprovados em 66 diferentes empresas. O que você pode aprender com isso?! Muita coisa!
O que o motiva?
Primeiro, buscamos entender qual era a principal motivação dos aprovados ao buscar um programa Trainee. 68% trouxeram o desenvolvimento acelerado como o principal motivo.
Vimos que práticas como Job Rotation, visão generalista do negócio, além do contato com lideranças também são aspectos valorizados.
Os resultados chamaram atenção, já que todos remetem ao desenvolvimento do Trainee, que ganha responsabilidades e se envolve com projetos diversos ao longo do programa.
Tempo de empresa
Ainda pensando no desenvolvimento acelerado, perguntamos aos Trainees quanto tempo eles ficariam na empresa na qual foram aprovados.
A grande maioria, para nossa surpresa, respondeu que pretende ficar mais de 10 anos, mostrando que, apesar da geração Y ser marcada por mudanças constantes, esse crescimento acelerado pode ser encontrado dentro de uma mesma organização, desde que haja um plano de carreira estruturado e que promova desenvolvimento constante!
“Nós somos bem cobrados, temos projetos e prazos de entregas o tempo todo. Os diferentes projetos proporcionam conhecimento aprofundado. É essa experiência que garante o desenvolvimento para que a gente venha a ocupar outros cargos”, diz Ana Carolina Ribeiro, Trainee Duratex e cliente da Seja Trainee
Em quantos processos você se inscreveu para ser aprovado?
49% deles se inscreveram em até 5 processos, mostrando que cada vez mais a assertividade na escolha de uma empresa que tenha sua cara é um peso para o sucesso no processo seletivo.
Mais do que ter clareza da empresa que o interessa, é imprescindível se preparar para o processo.
Para os Trainees aprovados, essa preparação consiste em dois pontos:
- Pesquisar sobre a empresa. A principal ferramenta é o site oficial da empresa.
- Investir no autoconhecimento e entender mais sobre si mesmo, seu valores, motivações, pontos fortes e de desenvolvimento.
“Conhecer a empresa é entender mais sobre seu segmento, os resultados que vem alcançando, os objetivos a curto e longo prazo”, diz Jéssica Lopes, da equipe de desenvolvimento profissional da Seja Trainee.
“Mas é bom lembrar que o processo seletivo não é uma prova de conhecimentos. É preciso ter clareza de onde seu perfil cabe nesse contexto e por que é importante pra você trabalhar lá, daí a importância do autoconhecimento”.
Existe receita para ser trainee?
Muitos candidatos continuam buscando a receita para ser Trainee, mas as características e competências dependem muito do que cada empresa precisa e cultura que a rege.
Segundo os critérios da Across, em geral, os candidatos são avaliados por 4 principais aspectos, que são: pensamento, entrega, influência e adaptação.
“O primeiro passo é entender no que você tem facilidade e como utilizar isso a seu favor”, diz Luís Abdalla, diretor da Seja Trainee.
“Por exemplo, você se destaca por ser um bom planejador? Tem boa capacidade analítica? Consegue organizar seu raciocínio e argumentar a favor de suas ideias? Consegue ser resiliente e adaptar os planos frente ao cenário encontrado? Tem facilidade em estruturar tarefas e prazos de curto e longo prazo?”
“A melhor academia para o processo ideal é descobrir quais são as competências que você tem mais desenvolvidas” ressalta Luís. A mensagem que fica é que dessa forma você consegue se destacar naturalmente e se sente muito mais seguro com a concorrência”.
Preparação com a Seja Trainee
A trainee aprovada Ana Paula Ribeiro, contou sobre sua preparação com a Seja Trainee:
“Tinha muitas experiências e fiz muita coisa na faculdade, mas não conseguia desmembrar tudo aquilo em competências e habilidades. O plano de preparação me ajudou a contar minha história e mostrar no processo seletivo que eu era capaz de ser Trainee”.
Faça como os trainees aprovados, prepare-se aqui com a Seja Trainee!