Vagas abertas para o Trainee de Gestão Pública Vetor Brasil

Os Trainees vão participar de desafios cotidianos da gestão de órgãos de educação, desenvolvimento social e orçamento público, desempenhando funções essenciais para as populações do município e estados.

O Programa de Trainee de Gestão Pública Vetor Brasil 2023 está com inscrições abertas até o dia 08 de agosto de 2022.

Iniciativa pioneira no Brasil, o programa busca desenvolver profissionais para compor equipes de alto desempenho no setor público, bem como potencializar profissionais que já atuam no setor. Desde 2015, 80 mil candidatos já se inscreveram para os programas.

Ao todo, foram contemplados aproximadamente 60 governos diferentes, de 18 partidos distintos, em 34 municípios, espalhados pelos 27 estados brasileiros. Atualmente, mais de 700 trainees e residentes ainda estão alocados em órgãos públicos ocupando os mais diferentes cargos. Além disso, cerca de 80% de todos os participantes continuam atuando no setor público ou terceiro setor após a experiência.

A duração do Programa é de 12 a 24 meses. Após a aprovação, os participantes terão a oportunidade de atuar em uma rede de profissionais que acreditam na transformação do setor público.

A organização incentiva a inscrição de pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+. A diversidade faz parte de todos os Programas, pois a Vetor entende que a representatividade é a chave para que os governos façam políticas públicas para atender aqueles que mais precisam.

Conheça o Vetor Brasil

Fundada em 2015, o Vetor Brasil é uma organização da sociedade civil (OSC) suprapartidária e sem fins lucrativos que atua na atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais para atuar no setor público. Com isso, busca contribuir para a efetividade da gestão pública, a fim de sempre potencializar a ação e o impacto do governo.
O Vetor Brasil realiza a pré-seleção de  candidatos a partir de um processo seletivo baseado em competências. Após a pré-seleção, os candidatos podem ser  encaminhados para entrevistas com os governos, que, por sua vez, selecionam os profissionais que possuem maior alinhamento entre as vagas. Desse modo, a organização é ponte entre órgãos públicos e candidatos e tem o papel de identificar as necessidades e demandas dos governos e apresentar talentos capazes de supri-las e que também acreditam na mudança do país. Mais informações em: http://www.vetorbrasil.org.br .

Mais sobre o Programa Trainee 

Durante a jornada, os selecionados terão a oportunidade de passar por trilhas de desenvolvimento, enquanto fazem parte de uma rede com mais de 700 profissionais e são imersos uma experiência única.

Os membros da Rede Vetor vivem os desafios cotidianos da gestão de órgãos de educação, desenvolvimento social e orçamento público, desempenhando funções essenciais para as populações do município e estados.

Há três tipos de Programa: o Trainee Gestão Pública Regular busca pessoas no início de carreira que apresentam potencial para atuar no setor público. Já o Programa de Residência irá oferecer uma pós-graduação, em gestão pública, certificada por uma instituição de ensino superior credenciada. Por fim, há também um programa para agentes públicos do poder executivo. 

O objetivo é conectar profissionais de alto potencial às posições com os desafios mais complexos dos governos em todo território nacional. Conheça mais sobre os três Programas e os requisitos para participar:

Programa Trainee Regular e Programa Trainee Residência em Gestão Pública

Indicado para jovens em início de carreira que não atuam como profissionais públicos e, através do processo seletivo, buscam uma oportunidade de atuação no governo. Ou ainda, para jovens profissionais públicos em início de carreira que buscam recolocação profissional.

Os selecionados que concluírem a etapa de certificação, se tornarão finalistas pelo o período de até 12 meses, podendo concorrer as vagas disponíveis em governos parceiros ao Programa Trainee de Gestão Pública.

Pré-requisitos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Graduação completa (bacharel, licenciatura e tecnólogo);
  • Aceite do Termo de Responsabilidade de Participantes e Código de Ética;
  • Não ser parente de 1° grau ou irmão ou cônjuge de funcionário do time interno do Vetor Brasil
  • Não ter atuado no Vetor nos últimos 6 meses, se em área fora a seleção e últimos 12 meses, se com seleção.

Programa Trainee Profissionais Públicos

Indicado para profissionais públicos que já atuam no governo e pretendem permanecer em suas funções até dezembro de 2023, pelo menos, sendo o Programa uma forma de potencializar sua atuação através das ações de formação e desenvolvimento oferecidos e integração com a Rede do Vetor Brasil. Ou seja, nessa modalidade você não será alocado em uma nova posição ou cargo no setor público.

As pessoas que chegarem a etapa de certificação, NÃO SERÃO ALOCADAS PELO VETOR BRASIL e deverão permanecer por 12 meses em seus órgão atuais.

Pré-requisitos:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Estar atuando na administração direta ou indireta (incluindo Tribunais de Contas Municipais e Estaduais e MPs);
  • Em cargos efetivos ou cargos de provimento em comissão
  • Atuando em: Análise de dado, e/ou; Captação de recursos, e/ou; Gestão fiscal e orçamentária, e/ou; Gestão de implementação de políticas públicas, e/ou; Gestão de parcerias e contratos, e/ou; e desejam permanecer atuando no mesmo órgão por pelo menos os 12 meses de 2023;
  • Ter graduação completa (bacharel, licenciatura e tecnólogo);
  • Aceite do Termo de Responsabilidade de Participantes e Código de Ética;
  • Não ser parente de 1° grau ou irmão ou cônjuge de funcionário do time interno do Vetor Brasil
  • Não ter atuado no Vetor nos últimos 6 meses, se em área fora a seleção e últimos 12 meses, se com seleção.

Etapas do processo seletivo

Etapa 1: Aceite do Termo de Responsabilidade e Código de Ética;

Etapa 2: Inscrição;

Etapa 3: Testes Online e Pesquisa de Crenças e Valores;

Etapa 4: Apresentação pessoal e Formulários Complementares;

Etapa 5: Formulários de referência;

Etapa 6: Dinâmica em grupo;

Etapa 7: Entrevista por Competências;

Etapa 8: Certificação;

Etapa 9: Pareamento;

Etapa 10: Entrevista com o governo.

INSCREVA-SE ATÉ 08 DE AGOSTO

 

Relacionados Posts

Próximo Post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução