O artigo “Headhunter: o que fazem e como podem te ajudar a encontrar sua vaga” foi escrito por Nina Bernardes Trolly e revisado pela equipe da Seja Trainee.
Nina topou participar do projeto colaborativo Trainee ajuda Trainee com o intuito de produzir conteúdos para ajudar candidatos como você!
Headhunter em uma tradução literal do inglês seria caçador de cabeças (head = cabeça; Hunter = caçador). Parece assustador? Mas pode ficar tranquilo que um headhunter no mercado brasileiro (e no mundo) está em busca somente do profissional perfeito.
São profissionais com a função de basicamente procurar talentos, focado em encontrar a melhor pessoa para determinada função.
Pode ser autônomo, trabalhar em alguma empresa full time ou ainda trabalhar em uma consultoria especializada neste segmento, atendendo aos mais diversos clientes.
Não necessariamente tem uma formação específica apesar de reunir algumas características essenciais como ser um bom observador, um bom ouvinte, um bom negociador e principalmente cultivar um excelente networking.
E qual a diferença entre um recrutador do time de RH de uma empresa e um headhunter? Bom, apesar de parecerem posições semelhantes, elas são distintas e você precisa saber disso para ter uma boa leitura e abordagem da posição que tanto almeja.
Enquanto o time de recrutadores busca pessoas com base principalmente nos currículos recebidos via processos seletivos o headhunter vai de encontro a estes profissionais nos mais variados locais de abordagem.
Um processo seletivo em geral conta com etapas estruturadas de forma a triar os melhores perfis dentre os currículos recebidos. As etapas de inscrições, testes online, dinâmicas, painéis, entrevistas finais etc., são conduzidas por diversos recrutadores, em geral, cada um especialista em uma determinada área.
Já um processo tocado por um headhunter costuma ser bem mais enxuto. O headhunter recebe a posição, vai ele mesmo atrás do candidato e o entrevista, formando assim o que é chamado de shortlist para enviar ao gestor que fará sua decisão (Confira um artigo no site da Robert Ralf com perguntas que todo headhunter faz). No mercado, é chamado de consultor 360º por exatamente desempenhar tantos papéis.
Confira o video da live que fizemos com a headhunter Livia Vasconcelos da Robert Half com dicas e casos reais.
https://www.youtube.com/watch?v=0vKpzNxpJHk
Provavelmente você já deve ter esbarrado com muitos headhunters pelas redes sociais.
O LinkedIn é um lugar propício para tais abordagens e é importante que você tome alguns cuidados para ser melhor avaliado e notado da maneira correta.
Separei algumas dicas da Caroline B. de Nadai (headhunter da Hays) e do Luís Abdalla (CEO da Seja Trainee) para você fazer uma abordagem pró-ativa de headhunters no Linkedin.
- Atualize seu perfil no LinkedIn antes de adicionar qualquer a primeira impressão é a que fica. Verifique se seu resumo de qualificações está claro, se todas as informações estão preenchidas da maneira correta e se você não está esquecendo de mencionar nenhum ponto.
- Verifique se o seu currículo / perfil profissional no Linkedin está refletindo um candidato a vaga potencial que você está se candidatando. Tome cuidado com o título que está escrito no seu perfil, pois ele indicará muito sobre você.
- Elabore um mini-resumo profissional que descreva o seu perfil e seus objetivos ou foco de carreira desejado.
- Se você conhecer algum headhunter não se aplique para todas as vagas que ele está divulgando. Você deve se candidatar apenas as que fazem sentido com sua carreira, suas experiências e seus desejos. Contatar o mesmo headhunter para vários tipos de vagas faz com que você fique de alguma forma marcado como uma pessoa indecisa e desfocada.
- Muitas das vezes, um headhunter poderá te abordar para alguma posição confidencial, que ele está trabalhando. Cuide para que a ansiedade não tome conta de você fazendo várias perguntas num primeiro momento. Seja paciente e utilize as informações que lhe foram fornecidas. São muitos motivos para ter uma posição confidencial como a substituição de um funcionário, nova entrada de mercado ou qualquer outra situação que não permita em um primeiro momento divulgar essas informações sobre a empresa, segmento, porte, etc.
Vale sair a procura desses profissionais, mas faça suas abordagens de maneira clara, buscando sempre o networking, explicitando suas competências embasadas em atitudes.
Adicionar um headhunter é legal e pode ser sim a peça chave para sua contratação, mas lembre-se: é preciso ser visto. Comente, curta, interaja em publicações no LinkedIn sempre contribuindo com seu melhor, expondo suas opiniões e deixando sua marca.