Existe mesmo uma alta sazonalidade para os trainees?
Diariamente nós escutamos a pergunta “Qual o melhor momento para se preparar para os processos?”. Afinal, existe uma sazonalidade para programas de Trainee?
Para os ansiosos, a resposta é muito pouco.
Essa crença surgiu principalmente com grandes empresas que lançam seus programas de trainee no 2º semestre. Outro ponto que colabora para essa percepção é que em 2014, somente 22% das empresas abriram programas Trainee no 1º semestre, enquanto 78% dos processos foram abertos no 2º semestre. Mas atente-se, isso não é regra e sim exceção. O ano de 2014 foi muito atípico a Copa do Mundo e as eleições bagunçaram o calendário e obrigou o Brasil a se planejar de forma diferente. Devido aos altos custos de viagens e questões logísticas, muitas empresas deixaram para fazer seus processos de seleção no 2º semestre. O resultado disso foram os atrasos em processos seletivos que duraram até meados de dezembro.
Mudanças
E o timing dos processos não foi a única mudança. Houve também uma redução no número de vagas abertas, aumentando a competitividade e acirrando a relação vaga-candidato. Só no mês de setembro, mais de 50 programas foram abertos, no entanto, não se engane: a tendência é que a distribuição se normalize e seja mais equilibrada ao longo de todo o ano! De acordo com estudos do MyTrainee, a proporção já chegou a ser: 42% de programas lançados no 1º semestre e 58% no 2º semestre, um número quase equilibrado.
Fique de olho nas oportunidades abertas
Fique de olho nas oportunidades abertas para não perder a data de inscrição das empresas de seu interesse. Existem várias empresas que irão lançar seus programas de trainee já no 1º semestre e para começar o ano já se preparando, a Seja Trainee oferece uma série de iniciativas para sua preparação: desde textos, hangouts, palestras presenciais e planos de preparação individuais.
Explore nosso site e esteja preparado!.