Na Palestra Online da Seja Trainee realizada na quarta-feira, dia 22 de julho, falamos sobre o cenário do mercado de trabalho e o que fazer para se destacar nesse contexto, transformando a crise em oportunidade!
Manoela Costa, da Page Talent, foi convidada da palestra e trouxe um contexto geral do que tem observado das empresas. “As vagas continuam abrindo, mas o mercado está mais exigente, estão trocando funcionários que não performam por funcionários que tenham brilho nos olhos e proatividade para buscar melhores resultados”.
Lançamos uma pesquisa em tempo real e vimos que a maioria dos participantes está pessimista com esse novo cenário. Trouxemos então, o conceito de carreira construída, como algo a ser alcançado em um prazo longo.
Então o que fazer para mostrar seu destaque como profissional?
Você como protagonista de sua carreira
O primeiro passo é escolher empresas de forma criteriosa. Os processos seletivos tornam-se mais rigorosos pensando não só em otimizar processos, mas também ao escolher profissionais que se adaptem com facilidade ao ambiente de trabalho, seu ritmo e valores.
O avaliador busca não só qualificação técnica, mas também candidatos com habilidades comportamentais desenvolvidas. Buscam pessoas que se relacionem com o ambiente de trabalho e que consigam, com suas características comportamentais, trazer um ambiente de trabalho dinâmico, com funcionários engajados, que busquem as melhores soluções e resultados.
A chave para adquirir competências comportamentais diversas é o autoconhecimento
O autoconhecimento garante a autogestão, proporciona o entendimento dos próprios recursos, pontos fortes, pontos de desenvolvimento. Dessa forma, o funcionário consegue prever em quais momentos pode usar suas forças para contribuir com o ambiente de trabalho ou em quais momentos deve buscar ajuda de outras pessoas.
O funcionário que compreende suas necessidades saberá também trabalhar com outros perfis, facilitando o trabalho em equipe, que também é uma competência.