Uma grande preocupação: Estar trabalhando tem mais vantagens na seleção dos Trainees?
Essa é uma pergunta frequente dos nossos alunos Cursoria, já que muito deles estão em busca de uma aprovação no Trainee de uma grande empresa que remunera até R$ 8 mil por mês.
A boa notícia é que o processo seletivo para Trainee é totalmente diferente das vagas de analista.
Sendo direto, a resposta é: Quem está desempregado não é desfavorecido nos processos seletivos de trainee, já que o que importa efetivamente é o que está por trás de sua experiência e bagagem profissional.
Amadurecimento e motivações de carreira é o que importam
O que vai mais importar não é se você está trabalhando, mas o seu amadurecimento profissional e suas motivações de carreira para qual processo seletivo você está aplicando.
Ou seja, o que você é o famoso autoconhecimento aplicado aos processos seletivos de trainee. Como você conecta o valor da sua história, dos seus pontos fortes, motivações profissionais e como tudo isso se conecta com a empresa que você está buscando um Programa Trainee.
Pode ser que essa empresa busque formar um líder corporativo, ou um líder técnico, ou mesmo um líder no varejo… Assim, você precisa analisar o que a formação no trainee vai proporcionar para você, nesse segmento de mercado, sendo muito importante, refletir sobre seus planos, objetivos de carreira dentro do Programa.
Portanto, nos processos seletivos de trainee, conta mais o seu amadurecimento em relação ao que você busca profissionalmente do que a sua experiência profissional e a quantidade de lugares que você já trabalhou.
Há vários exemplos de candidatos que passaram cinco, dez anos em uma empresa e não conseguem aprovação em um processo seletivo de Trainee. Desse modo, o mais importante é o que as experiências profissionais dizem sobre você e o que você deseja para o seu futuro de carreira.
O Programa Trainee é como se fosse um exercício, um momento na sua vida profissional para refletir para onde você deseja, efetivamente, direcionar suas energias. Não é somente sobre ser aprovar em uma vaga de trainee, mas você também escolher o tipo de oportunidade, que está alinhada com seus objetivos e planos de crescimento.
Assista o vídeo que o Luís fez sobre o tema:
Estratégias para conseguir aprovação em Programa Trainee
Desenvolver uma estratégia é fundamental para quem está desempregado e deseja aprovar em um Programa Trainee.
Em primeiro lugar, é crucial dedicar tempo à preparação intensiva, visando desenvolver os três pilares: Autoconhecimento, treinamento para as fases práticas do processo e conhecimentos de mercado.
O autoconhecimento é a base para identificar as oportunidades profissionais mais alinhadas com suas motivações de carreira, além de melhorar a maneira de se vender durante as etapas práticas do processo seletivo.
Invista em sua formação com a Cursoria Seja Trainee
Quer saber como desenvolver o autoconhecimento aplicado aos processos de trainee e ainda treinar as fases práticas?
Então te convido para ser aluno da próxima turma da Cursoria, que une um curso online da metodologia de aprovação Seja Trainee com mentorias em grupo ao vivo e gravadas para você se dar bem em Programas Trainee de grandes empresas que pagam até 8 mil por mês.
Não perca esta oportunidade de dar um rumo de sucesso para a sua carreira.