Seja Trainee de Gestão Pública: veja como se preparar!

trainee-de-gestão-publica.jpg
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Construir carreira com projetos que impactam e transformam o país por meio da gestão pública. Se esse é o seu sonho, ainda dá tempo de se candidatar no processo seletivo do Programa de Trainee de Gestão Pública organizado pela Vetor Brasil, que tem exatamente esse propósito!

Conheça a Vetor Brasil

Fundada em 2015, a Vetor Brasil é uma iniciativa sem fins lucrativos que atrai, pré-seleciona e desenvolve candidatos para potencializar a gestão pública brasileira e impactar positivamente na vida de milhares de pessoas.

O Vetor Brasil realiza a pré-seleção de  candidatos a partir de um processo seletivo baseado em competências. Após a pré-seleção, os candidatos podem ser  encaminhados para entrevistas com os governos, que, por sua vez, selecionam os profissionais que possuem maior alinhamento entre as vagas.

Ou seja, A Vetor Brasil é ponte entre órgãos públicos e candidatos e tem o papel de identificar as necessidades e demandas dos governos e apresentar talentos capazes de supri-las e que também acreditam na mudança do país.

Como funciona o programa

Não somente um elo entre governos e trainees, a Vetor Brasil também exerce papel fundamental na formação de uma rede com mais de 300 profissionais engajados e comprometidos.

Falar do programa de trainee da Vetor Brasil é falar da oportunidade de construir carreira atuando em frentes que fazem diferença na vida das pessoas, tais como infraestrutura, mobilidade urbana, qualidade de vida e educação.

Todos os aprovados passam por uma trilha de desenvolvimento com módulos  online e presenciais, além disso, existe a possibilidade de passarem por processos de coaching e mentoria.

Embora o programa tenha duração de um ano, o seu legado é para a vida toda, já que se trata de uma fase de aprendizado, desafios e descobertas, além de entrarem em uma rede em todo país

Por isso, muitos candidatos continuam as suas carreiras em órgãos públicos ou resolvem continuar em projetos de alto impacto social. Um exemplo disso é a atual diretora da Vetor Brasil, Lara Barreto, integrante da primeira seleção de trainees do projeto e que atualmente contribui para o crescimento da ONG.

“Ter atuado no governo como Trainee de Gestão Pública me ensinou diversas competências que utilizo até hoje como Diretora. Acho bacana ressaltar principalmente duas:  flexibilidade e segurança para lidar com as incertezas. Atuar no governo é conviver diariamente com dinamismo e mudanças. Por isso, precisamos estar sempre prontos para nos adaptar e ser flexíveis com essas mudanças.” diz Lara.

Como é ser um trainee de Gestão Pública?

Para que você entenda melhor como são os desafios encontrados nesse tipo de carreira, trouxemos alguns depoimentos de talentos que já ingressaram no programa. Olha só que legal!

“Com o Programa de trainee de Gestão Pública, consegui alcançar meu objetivo de crescer como servidor público, entregar um serviço de melhor qualidade para a minha secretaria e assim contribuir mais para o dia a dia dos servidores e alunos da rede escolar do Estado de São Paulo. Fazer parte de uma rede com tanta diversidade e qualidade faz toda a diferença quando enfrentamos os desafios do setor público.” Guilherme Daltrozzo

“A experiência de ser trainee de Gestão Pública no mesmo estado de onde venho tem para mim um significado muito forte de pertencimento e contribuição. O desafio do trabalho aqui talvez seja como seria em qualquer outro lugar; a diferença que existe é a de achar novas perspectivas e se reinventar onde já é conhecido o lugar — e a gente mesmo.” João Vítor Krieger

Também encontramos um vídeo que mostra um pouco mais do dia a dia desses trainees.

O processo seletivo

Todas as etapas do processo de seleção realizadas pela Vetor Brasil são feitas online. É uma forma que a ONG encontrou de permitir que todos os candidatos tenham chances reais de participação, sem exclusão por localização geográfica. Conheça as etapas:

Inscrições: ocorrem até o dia 29/04.

Testes Online: com provas de atualidades, português e lógica

Vídeo de apresentação pessoal: fase em que o candidato poderá contar mais sobre a sua trajetória de vida, aprendizados e motivações.

Desafio de Gestão Pública: que permitirá que os participantes do processo resolvam um case proposto em grupo.

Entrevista por competências: nessa fase, os candidatos terão a oportunidade de conversarem com o pessoal da Vetor Brasil.

Preferências e pareamentos: uma vez aprovado, cada candidato pode escolher ou não ser finalista do processo e apontar as suas preferências, por exemplo,em quais tipos de projetos ou regiões do país em que deseja trabalhar. Por fim, a Vetor Brasil analisa as competências apresentadas durante todo o processo seletivo e observa as preferências e restrições dos candidatos.

A partir disso, realiza pareamentos entre candidatos e oportunidades, e indica pessoas mais alinhadas com determinada posição para os governos. Assim, os finalistas do processo podem ter a possibilidade de serem entrevistados pelos governos parceiros e, se aprovados, receberão a oportunidade de se tornarem trainees em Gestão Pública.

Perfil procurado

A Vetor Brasil procura por talentos que realmente acreditam no país e que estejam dispostos a realizar projetos que impactam governos estaduais e municipais.

Devido à grandeza do projeto, é importante também que os candidatos tenham resiliência, saibam trabalhar em equipe, respeitem as diversidades, sejam otimistas e engajados em resolver desafios complexos.

Além disso, é imprescindível que os candidatos tenham curso superior completo em bacharelado, licenciatura ou tecnólogo reconhecido pelo MEC, em qualquer área de conhecimento, ou que se formem, no máximo, até 30 de setembro de 2019.

E aí, se interessou? Corra, pois ainda dá tempo de se candidatar! As inscrições para o programa vão até 29 de abril.


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •