Quais s recursos os candidatos têm para saber mais sobre a empresa, qual a melhor opção para estudar?
Canal no Youtube? Site? Linkedin? Notícias da mídia? Como posso saber mais sobre uma empresa que tenho interesse?
Bem, a primeira coisa que indicamos é que você analise o site da empresa, pois lá você vai encontrar mensagens subliminares que nem imagina.
Como as pessoas das fotos estão vestidas? A imagem é mais técnica? Mais informal? No site, você encontra o que a instituição quer mostrar sobre si, aspectos da cultura organizacional, sustentabilidade e política de inclusão.
Ainda no endereço virtual da organização, você vai poder avaliar o nível de importância que a instituição dá para os assuntos. Neste quesito, olhar os relatórios disponibilizados pela empresa, também é uma forma de entender as diretrizes estratégicas aplicadas pela empresa.
Saber mais sobre a empresa vai lhe dar mais chances nas etapas do processo seletivo
É preciso levar em consideração que o Trainee participa de uma trilha de desenvolvimento de carreira para ser uma futura liderança da empresa, e ter essas informações lhe deixa mais capacitado e informado para as etapas de dinâmica de grupo, que vão ter cases com situações reais da empresa para discutir as problemáticas e estratégias.
Os sites de notícia também são uma boa fonte de informação. Neles, é possível pesquisar tendências de mercado. Há ainda podcasts gravados com lideranças de grandes empresas que também podem servir como fonte de informação.
Quando você entende mais do mercado, certamente, estará mais preparado para as fases do processo seletivo. Mas, ao se inscrever em um Programa Trainee, você não precisa estudar de cara logo tudo isso.
Esse estudo deve ser feito de forma progressiva, conforme você vai avançando as fases de dinâmicas, painel de negócios e entrevistas. Nas fases iniciais, toda essa informação sobre a empresa, certamente, não vai ser cobrada.
Guia para fazer sua pesquisa sobre a empresa
Veja um guia para seguir para saber mais sobre a empresa que você está interessado:
PASSO 1: Pesquise online
Comece pesquisando informações básicas sobre a empresa em seu site oficial, redes sociais, notícias e outros recursos disponíveis online. Isso pode incluir sua história, missão, visão, valores, produtos ou serviços oferecidos, clientes, projetos recentes, premiações, entre outros.
PASSO 2: Relatórios anuais e documentos financeiros
Procure os relatórios anuais, demonstrações financeiras e outras divulgações públicas da empresa para entender melhor seu desempenho financeiro, estratégias de negócios, metas e perspectivas futuras.
Passo 3: Notícias e análises
Mantenha-se atualizado sobre as notícias mais recentes relacionadas à empresa, incluindo lançamentos de produtos, parcerias, expansões, mudanças de liderança, problemas legais ou de reputação, e análises de mercado.
Isso pode fornecer insights valiosos sobre a posição da empresa no mercado e seus desafios atuais.
Passo 4: Redes de contatos
Converse com pessoas que trabalham na empresa ou que já trabalharam lá para obter uma perspectiva interna sobre a cultura organizacional, ambiente de trabalho, oportunidades de crescimento e outros aspectos importantes.
Estas conexões podem ser feitas por meio de redes sociais profissionais como o LinkedIn ou em eventos de networking.
Passo 5: Estudo da concorrência
Compare a empresa com seus concorrentes diretos para entender melhor sua posição no mercado, vantagens competitivas e áreas em que pode melhorar.
Passo 6: Análise SWOT
Com todas essas informações, faça uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) da empresa para identificar seus pontos fortes e fracos internos, bem como as oportunidades e ameaças externas que enfrenta.
Para complementar este material, veja o vídeo que o Luís fez sobre o assunto: