Seja Trainee Itaú: material completo para se preparar

trainee itau
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  • 11
  •  
  •  
  •   

Esse texto é para você que quer ser trainee no maior banco privado do Brasil!

Primeiramente, quando você pensa em Itaú, o que vem na sua cabeça?!

  • As bicicletas na rua?
  • As agências laranjas?
  • A propaganda do Digitaú?

Pois é… O Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil e está presente em mais de 20 países, por isso é tão fácil se lembrar dele!

Mais de 96 mil pessoas já fazem parte do time de talentos e se você quer ser um trainee Itaú , vale a pena assistir o vídeo que o presidente gravou para os candidatos!

Trainee Itaú

Clique aqui para acessar a página do programa trainee

O Programa Trainee Itaú Unibanco tem duração de 12-13 meses e vai capacitar seus trainess para posições especialistas ou de gestão de pessoas.

Em resumo, os trainees têm a oportunidade de atuar em projetos específicos da área ou em formato de job rotation, além de também contarem com trilhas de treinamentos técnicos e comportamentais, mentoring e eventos de networking com os principais executivos da organização.

O trainee Itaú pode atuar em áreas como por exemplo:

Distribuição de Equities e Renda Fixa

Investment Banking Department

Macroeconomia

Negócios Atacado Generalista (Comercial, Crédito, Planejamento, Mesas, Cash e Produtos)

• Renda Fixa e Project Finance

• Research

Tesouraria

Nossa dica: Clique nos links de cada uma das áreas para conhecer os desafios de cada uma delas!

Sobre o Itaú

Se você vai participar do trainee Itaú Unibanco, é importante conhecer mais sobre a história do banco, que começou lá em 1924 com a Casa Moreira Salles (que depois se tornou Unibanco). 20 anos depois, surgiu também o Banco Central de crédito S.A (que depois passou a se chamar Itaú).

Enfim… o resto da história você já imagina, certo?

Resumindo, em 2008 os 2 bancos se uniram em uma operação que representou uma das maiores fusões da história brasileira.

Hoje, o banco atua em 21 países, tem cerca de 5 mil agências no Brasil e no exterior, além de 26.000 caixas eletrônicos e pontos de atendimento!

Mas se você quer conhecer mais sobre a história do Itaú Unibanco, clique aqui 

Momento do Itaú no Mercado

Itaú Unibanco está entre as 5 marcas de banco mais valiosas do brasil

E os investimentos não param. Recentemente, o Itaú Unibanco comprou participação na XP investimentos.

 

Um dos objetivos do Itaú Unibanco é ser cada vez mais digital.

Por isso, em 2015 a organização ampliou o número de agências digitais e investiu no desenvolvimento de aplicativos, junto com a campanha forte “Digitaú”.

 

O Itaú Unibanco tem um espaço de fomento de startups, o Cubo Itaú.

Atualmente, tem 55 startups residentes e 253 na plataforma digital.

Recentemente, a Kroton educacional fez uma parceria com o Cubo Itaú para investir e apoiar empresas voltadas ao desenvolvimento de soluções para educação pública e privada no país.

Valores Itaú

Em seguida, vamos conhecer os 7 valores que regem as atitudes do Itaú!

1. Só é bom para a gente, se for bom para o cliente 

Somos pessoas servindo pessoas, com paixão e excelência. Trabalhamos com o cliente e para o cliente, porque ele é a razão maior de tudo o que fazemos.

2. Fanáticos por performance 

A geração de resultados sustentáveis está no nosso DNA. O desafio constante de buscar a liderança em performance nos trouxe até aqui e continuará guiando a nossa empresa em direção aos nossos objetivos.

3. Gente é tudo para a gente 

Tudo o que realizamos é por meio de gente. Gente de talento, que gosta de trabalhar em um ambiente de colaboração, meritocracia  e alta performance.

4. O melhor argumento é o que vale 

Cultivamos um ambiente desafiador, aberto ao questionamento e ao debate construtivo. Para nós, a hierarquia que conta é a da melhor ideia.

5. Simples. Sempre 

Acreditamos que a simplicidade é o melhor caminho para a eficiência. Por isso, lutamos para que a profundidade não se confunda com complexidade e para que a simplicidade não se transforme em simplismo.

6. Pensamos e agimos como donos

Pensamos sempre como donos da empresa, liderando pelo exemplo e colocando os objetivos coletivos acima de ambição pessoal.

7. Ética é inegociável

Fazemos o que é certo, sem jeitinho, sem atalhos. Exercemos nossa liderança de forma transparente e responsável, totalmente comprometidos com a sociedade e com as melhores práticas de governança e gestão.

DICA!

Nossa dica é olhar para cada um dos valores do Itaú e tentar se lembrar de passagens/experiências da sua vida em que esses valores estejam presentes.

Essa é uma maneira de descobrir o alinhamento entre sua história e valores e o Itaú!

Assim, você vai para o processo seletivo mais consciente do que te fez buscar essa empresa!

Cultura Itaú

Como sempre, selecionamos alguns depoimentos de pessoas que trabalham ou já trabalharam no Itaú. Tudo isso para descobrir como é a cultura da empresa, sob o ponto de vista de quem já vivenciou o dia-a-dia!

Como pontos positivos, a infraestrutura de trabalho e ambiente é algo que apareceu bastante!

  • Benefícios, infraestrutura de trabalho, imagem da empresa no mercado, oportunidade de mudança de área e novos desafios (não necessariamente promoções)
  • Diversidade, sentimento de pertencimento, remuneração, ambiente, infraestrutura, investimento em carreira, tecnologia de ponta, processo rigoroso de compliance
  • Gente extremamente capacitada, infraestrutura perfeita, ótimo local de trabalho, cordialidade entre os colegas e, principalmente cultura e valores alinhados e disseminados entre os colaboradores.

Por outro lado, a burocracia aparece como um ponto negativo:

  • A politicagem infelizmente impacta demais o fluxo de trabalho, fazendo com que isso não gere a inovação esperada e todas as iniciativas de transformação digital que poderiam acontecer.
  • Querem passar uma imagem de valorização do indivíduo, mas o que acontece na prática não é isso, dificuldade de promoção, meritocracia questionável (muita camaradagem), ambiente hostil de trabalho para gestores.
  • Pouca abertura a inovação dentro das equipes. Não existe muito interesse em aprimorar e modernizar sistemas internos.
  • Por ser um banco muito grande, a burocracia é um grande entrave. Mudanças demoram muito para acontecer. É exceção, mas existem muitas pessoas acomodadas e que praticamente estão lá só por conta do salário, sem a motivação necessária.

Processo seletivo

Então se você está participando do processos seletivo do Itaú, dá uma olhadinha nas etapas do processo seletivo:

  • Inscrição
  • Análise das inscrições e triagem de currículos
  • Testes Online: raciocínio lógico e inglês
  • Desafio Online
  • Business Case: por negócio com gestores
  • Etapa Final: entrevista com executivos

E para completar a preparação, fomos atrás de algumas informações sobre o processo seletivo de 2017. Assim, você fica sabendo como as fases foram conduzidas e quais foram os maiores desafios dos participantes! Por exemplo:

Raciocínio lógico –

Achei muito trabalhoso. não são tão difíceis as questões, mas os textos pra ler antes são grandes e tem pouquinho tempo para resolver… Quando acaba o tempo, ele pula pra próxima questão direto
São 15 questões a maioria são de projeções.. Bem cara de banco, achei difícil exatamente por causa disso, muito texto o tempo curto e não são tão simples assim as questões…inglês tá mais tranquilo!

Vídeo

Ano passado o desafio eram 3 vídeos, e um teste sobre os vídeos. E depois tinha que gravar um vídeo de até 3 min sobre você
O desafio é fazer um vídeo, não sei se é igual pra todos, pq o assunto tema do meu tem muito a ver com a área que escolhi. Vocês podem acessar a plataforma com antecedência, ver o vídeo e o tema proposto e pensar sobre o vídeo. Depois fazer e postar o link.

Ligação

Perguntaram sobre minha vida, carreira, Hobbies e planos futuros! Ao todo, durou uns 15’

Entrevista

A minha foi uns 20 minutos com cada par de entrevistadores, e foram 2 pares.

Como se preparar para o Programa Trainee Itaú?

Por fim, aqui na Seja Trainee, você tem a oportunidade de fazer um Programa de Coaching para:

  • Aprender a utilizar seus talentos a seu favor
  • Discutir como relacionar suas motivações com a Itaú
  • Simular fases do processo seletivo
  • Receber feedbacks para mostrar o seu melhor

Mas antes de começar, que tal agendar um bate-papo de 30 minutos para nos contar sobre o seu momento de carreira e como podemos te ajudar nessa jornada?!

Assim que você preencher a ficha de agendamento desse bate-papo, vamos te enviar um e-mail com algumas opções de horário!


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  • 11
  •  
  •  
  •   
Comente