Programa de Desenvolvimento de Lideranças – Ensina Brasil

Trainee Ensina Brasil
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Já imaginou desenvolver a sua carreira em uma startup brasileira que tem como objetivo impactar e transformar a educação no país? Se essa é sua a vontade, o programa Ensina Brasil pode ser a oportunidade certa para você! Para que você conheça mais sobre o projeto, reunimos informações importantes neste artigo. Vem com a gente!

O que é a Ensina Brasil?

A Ensina Brasil é uma startup de educação, sem fins lucrativos e suprapartidária, ligada à rede internacional Teach For All e que existe com o propósito de tornar as oportunidades de educação mais acessíveis a todos.

Atualmente, O Teach for All está presente em 45 países e tem diversos projetos ligados às áreas educacionais, tendo formado e apoiado mais de 60 mil professores, atingindo mais de 1 milhão de alunos em todo o mundo.

Em território brasileiro, o Ensina Brasil atua na atração e preparação de talentos para trabalharem diretamente nas redes de ensino do país, compartilhando seus conhecimentos nas salas de aula.

Em três anos de atuação, a Ensina já obteve mais de 23 mil inscritos e 230 Ensinas selecionados, impactando mais de 42 mil alunos. O propósito da iniciativa é formar líderes que sejam capazes de ensinar e de contribuir para a grande missão da startup, que é: “um dia, todas as crianças terão uma educação de qualidade”.

Quer entender melhor sobre o propósito dessa iniciativa? Confira este vídeo que encontramos no canal oficial da Ensina no Youtube.

Como é fazer parte da Ensina Brasil?

Selecionamos alguns depoimentos de pessoas que passaram pelo programa Ensina Brasil. Todas as informações foram retiradas do site Love Mondays.

“Programa de Formação de Lideranças Educacionais, cultura agradável (preza pela diversidade), oportunidades de crescimento, rede de parceiros forte, trabalhar com propósito (educação), oportunidades de desenvolvimento pessoal, ambiente colaborativo, metas elevadas de crescimento.”

“Rede de professores unida e que compartilha boas práticas. Possibilidade de aprender muito sobre o chão de escola e educação pública. Possibilidade de trabalho mão na massa.”

Também vale a pena conferir o vídeo abaixo! Nele, é possível conhecer a história de diversos talentos que tiveram as suas vidas impactadas pelo projeto.

Sobre o programa

O programa Ensina Brasil tem a duração de dois anos e busca por recém-formados interessados em trabalhar como professores em escolas públicas vulneráveis.

A iniciativa também visa contribuir com a formação desses profissionais e, por isso, conta com um cronograma de atividades e treinamentos em prol do desenvolvimento dos talentos contratados. Além disso, a Ensina Brasil oferece aos professores a oportunidade de formação continuada, com acompanhamento de tutores e mentoria de profissionais de diversas áreas.

A carga horária do programa é de 40 horas semanais, destinadas às aulas, planejamento e atividades curriculares e de educação continuada. Ao fim do programa, os Ensinas continuam fazendo parte da Rede Alumni da Ensina, criada com o intuito de impulsionar o potencial de cada um dos profissionais que fizeram parte do projeto.

Pré-requisitos

A Ensina Brasil busca por professores que tenham os seguintes requisitos:

  • curso superior completo ou previsão de graduação até dezembro de 2019
  • graduação concluída há, no máximo, 10 anos, em licenciatura ou bacharelado, sendo a formação máxima;
  • ter diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;
  • ser brasileiro ou naturalizado;
  • português fluente;
  • disponibilidade para participar da formação inicial de 5 semanas – parte dela acontecerá na cidade de São Paulo;
  • disponibilidade para morar fora de sua cidade por 2 anos, a partir de fevereiro de 2020.

Além disso, a Ensina Brasil busca por profissionais que sejam alinhados aos valores do projeto, são eles: Resiliência e Persistência, Humildade e Empatia, Habilidades Interpessoais, Pragmatismo e Responsabilização, Capacidade de Resolução de Problemas e que Sonha Grande.

Processo seletivo

A Ensina Brasil não informou o prazo final para as inscrições para o seu programa, mas fique por dentro das outras fases do processo seletivo:

  1. formulário de Inscrição;
  2. testes Online;
  3. perguntas de Reflexão;
  4. dinâmica de grupo online;
  5. entrevista final online.

Observação: todo o processo seletivo é feito online.


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •