Nenhum produto no carrinho.

Qual é o limite de idade para ser trainee?

Uma dúvida comum que percebemos nos candidatos: “Sou muito velho para ser trainee?” ou “Existe um limite de idade para me inscrever?”

Afinal, qual é o limite de idade para ser trainee?

 

Existem poucos artigos sobre esse assunto e de maneira geral, as empresas não divulgam a relação de idade dos trainees aprovados em sua empresa.

O limite de idade para programas Trainee é uma preocupação recorrente em candidatos entre 26 a 34 anos, que estão na busca por uma posição em grandes empresas no mercado.

Sabemos que a idade não pode ser declarada como um pré-requisito para um processo de seleção de trainee, já que são interpretados pela lei como preconceito etário.

Portanto, o fator idade não é informado no mercado, mas sabemos que muitas empresas e consultorias de RH podem levar em consideração esse fator na hora de fazer a triagem de candidatos inscritos.

 

Como as empresas encaram o fator idade?

Em Janeiro/2014, a Exame publicou uma reportagem “Eles valem cada centavo?” falando sobre como muitas empresas já estavam repensando seus critérios de idade.

Embora algumas empresas garantem que não têm idade limite para contratar seus Trainees, outras preferem definir um intervalo de idade para captar jovens que possam ser lapidados para a empresa.

 

Mudança no perfil de idade desejado

Mas independente da empresa no mercado, percebemos uma mudança quanto ao perfil de idade desejado.

Uma matéria da Revista Exame “Que tal virar trainee aos 30 anos?” destacou essa nova tendência:

“30% dos programas de trainee pesquisados selecionam pessoas com idade superior a 26 anos.”

 

A Seja Trainee realizou uma pesquisa com 591 trainees aprovados nos anos de 2014 e 2015 e constatou que a idade dos trainees aprovados variou de 21 a 30 anos, conforme reportagem publicada na Folha de São Paulo.

 

Por fim, em Novembro/2019, realizamos uma LIVE com Marina Duque, aprovada no Trainee da Votorantim aos 28 anos com poucas experiências profissionais. Você consegue acessar os comentários da postagem aqui.

 

Nessa LIVE, pudemos falar sobre a polêmica: Currículo ou Competências, o que vale mais?

 
 
Por fim, resta a pergunta: O que fazer se você tem mais que 30 anos?
 
Recomendamos você focar em alguns programas específicos que possuem trainees aprovados nessa faixa etária. Para isso, leve essa questão ao RH da empresa seja pelo Linkedin ou Página do Programa da empresa. Pesquise com pessoas que trabalham na empresa. 
 
Sabemos que os Programas de Trainee no Varejo costumam aprovar profissionais com 30 anos, assim como Programas de Trainee Especialistas / técnicos ou Programas de Trainee Executivo (perfil mais Sênior).
 
Para conhecer sobre os diferentes tipos de Programas de Trainee, fizemos um artigo para você. Confira:
 
 
 
Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.