Nenhum produto no carrinho.

Estágio: Dicas para conseguir a aprovação

Conversamos com Davi Gelenske do @estagiariocampeao sobre os principais pontos abordados na seleção de programas de estágio.

Sabemos que durante a graduação ter uma experiência em programas de estágio é de extrema importância para que o conhecimento adquirido em sala de aula seja colocado em prática. Contudo, conseguir o primeiro estágio pode não ser tão fácil.

O motivo principal para essa dificuldade é a pouca quantidade de vagas oferecidas pelas empresas frente a alta procura de universitários.

PostsRelacionados

Não tão raro, nos deparamos com candidatos a estágio reclamando que nunca conseguem passar em processos seletivos. Os motivos para a reprovação são diversos, como insegurança, falta de compatibilidade com a cultura da empresa, falta de experiências, etc.

Sabendo das dificuldades e dúvidas sobre o primeiro estágio, fizemos uma live com Davi Gelenske, que participou do time de estagiários da L’oreal e da Stone e hoje possui atuação direta na preparação de estagiários para conseguirem a tão sonhada vaga de estágio no perfil @estagiariocampeao

Entre os pontos destacados por Davi foi de que o estudante deve aproveitar a experiência para se desenvolver e criar um networking para que após a conclusão do curso esteja mais preparado para as vagas de emprego.

Ele também falou sobre a diferença entre vaga de estágio e programa de estágio, que muitos candidatos não se atentam.

O Programa de Estágio é pautado no desenvolvimento do estagiário e, por isso, a probabilidade de progressão de carreira dentro da empresa é muito maior do que quando se entra em uma vaga de estágio que a empresa abriu para suprir algum tipo de demanda ao longo do ano.

Portanto, os programas de estágio fazem com que o caminho do profissional seja mais fácil.

Diferenças e relações entre estágio e trainee

Muitos estagiários aspiram por uma vaga de trainee. Para Davi, a principal diferença dos candidatos de programas de estágio e trainee está no autoconhecimento. Isso porque, o estagiário ainda está se descobrindo profissionalmente, enquanto que o trainee já está mais focado e preparado para aquilo que deseja. Por isso, os Programas de Trainee costumam ser mais concorridos.

Ter uma experiência como estagiário costuma ser um ponto positivo na hora de se inscrevem em Programas de Trainee.
Ter uma experiência como estagiário costuma ser um ponto positivo na hora de se inscrevem em Programas de Trainee.

Um aspecto importante para quem é estagiário e está pensando em ser trainee quando concluir a graduação e que ter a experiência de estágio potencializa as chances de aprovação em uma seleção de trainee, pois mostra que você já teve uma vivência no mercado de trabalho e conhece a rotina de uma empresa.

Dicas para conseguir ser aprovado para um programa de estágio

Entre as dicas dadas pelo Davi para conseguir a tão sonhada aprovação estão:

  • Ter a noção clara da vaga que você está se candidatando, ou seja, entender o que a empresa está buscando e como suas experiências se adequam a esta colocação;
  • Ter a compreensão do que é valorizado para o gestor e para a vaga em específico e como você pode contribuir neste processo;
  • Focar em empresas que você tem afinidade e pesquisar sobre esses setores de mercado. Fazendo isso, involuntariamente, o candidato vai ter mais foco no processo;
  • Saber onde quer chegar, mesmo que seja preciso dar um passo para trás e fazer concessões para chegar no objetivo final;
  • Ser autêntico e superar a barreira do senso de julgamento, isto é, buscar não se importar com o que as outras pessoas pensam de você.

Relação completa de Programas de Estágio

Toda semana, a Seja Trainee atualiza uma listagem completa dos principais programas de estágio que estão rolando.

Se você ainda não conhece a nossa listagem, é só clicar aqui. Nós também temos feito reportagens de programas de estágio específicos.

Pesquisa: Descubra os rumos de sua carreira e concorra a um Curso Express de Dinâmica, Pitch ou Entrevista final

Você sabia que há 7 tipos de carreiras? São elas: caçador, empreendedor, harmonizador, idealista, líder, carreirista e internacionalista. 

Sabendo das dúvidas da maioria dos estudantes em relação aos rumos de suas carreiras, a Universum desenvolveu um teste, que funciona como um guia de carreira, pois identifica qual o tipo de carreira o profissional mais se encaixa e empresas que combinam com suas expectativas e desejos. 

O teste da Universum é um guia para definir os rumos de sua carreira.
O teste da Universum é um guia para definir os rumos de sua carreira.

O teste além de apontar qual o seu perfil e também quais as empresas que mais se encaixam com suas aspirações profissionais. O autoconhecimento permite maior segurança na hora de apostar nas melhores oportunidades e vagas.

Os estudantes que fizerem o teste da Universum, além de ter mais segurança sobre o futuro profissional, vão concorrer a Cursos Express do Carreira Play. Esses cursos fazem parte de um preparo mais específico e focado para as etapas fundamentais do processo seletivo.

Para participar, basta responder o desafio ao final da pesquisa: Se você pudesse lançar uma iniciativa para a diversidade em sua universidade, o que seria e por quê? 

Os candidatos com as melhores respostas vão ganhar o curso da Seja Trainee e garantir uma super preparação para os processos seletivos. Faça o teste e concorra!

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução