O Programa Trainee e outras portas de entrada para o mercado

Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Saiba o que é um programa trainee e conheça as outras portas de entrada para o mercado de trabalho.

Hoje é muito difícil encontrar um jovem universitário que não tenha ouvido falar sobre a porta de entrada para o mercado conhecida como Programa Trainee. Muitos candidatos que conversam conosco falam do sonho que é alcançar essa vaga e um número considerável de jovens se prepara desde cedo com experiências que julgam relevantes para chegar lá.

Nós, da Seja Trainee, acreditamos que o trainee é sim uma posição que pode gerar um crescimento acelerado na carreira da pessoa, além de um desenvolvimento de competências muito importantes para o profissional. Mas, os programas trainee não se tratam da única porta de entrada para o mercado e que é crucial pesquisar bem o formato do programa de desenvolvimento.

Sobre o primeiro ponto, o trainee é um tipo de vaga que irá lhe preparar através de treinamentos e acompanhamentos para que possa desenvolver seu caminho na empresa. Muitos associam a entrada no mercado pelo trainee com uma certeza de que estariam garantindo um cargo de liderança em um futuro próximo. O caminho, no entanto, é traçado muito pela sua dedicação atrelado ao planejamento que a empresa tem para seus colaboradores.

Não estamos dizendo que não deva ter a ambição de se tornar um líder, pelo contrário, encorajamos para que construa uma carreira alinhada com seus desejos e propósitos. O único ponto de atenção que trazemos é cuidar da expectativa para que não se frustre nos primeiros momentos da carreira.

É exatamente sobre criar expectativas que o segundo ponto está relacionado. A partir do momento em que você, candidato, busca por informações sobre o programa (e não só etapas do processo seletivo) de desenvolvimento, a tendência é que as suas expectativas estejam alinhadas com a realidade do que a empresa irá oferecer como trainee. Busque falar com pessoas que já foram trainee das empresas que tem mais interesse e tente entender a curva de crescimento que é proporcionada por estas organizações.

Não encare, no entanto, o trainee como a única porta para construir sua carreira. Muitas vagas estão por aí buscando ser preenchidas e é comprovado que quem acaba ditando o ritmo do crescimento é você mesmo (um misto de dedicação com identificação do que se realiza nas tarefas com seu propósito de carreira). Não estamos excluindo o poder da empresa em te auxiliar a crescer, mas muitas valorizam a chamada “meritocracia” (crescer pelo esforço desprendido ajudando a organização a crescer) e você não só pode, como deve, suar isso a seu favor!


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Leave a Comment





Comente