11 3938.4000 11 9 5895.0220 contato@sejatrainee.com.br

O que você pode aprender com 5 esportes Olímpicos

esportes olimpicos
Compartilhe!

Foi durante o momento das Olimpíadas 2016, que relacionamos um pouco de culturas organizacionais com os esportes olímpicos! Achou estranho? Keep calm e leia o artigo!

A Seja Trainee levanta a bandeira do “construa uma carreira de impacto” quando você realiza um trabalho de coaching conosco. E quando dizemos isso, é uma mensagem para que os jovens profissionais encontrem seu lugar certo no mercado de trabalho.

Assim como no mundo corporativo, os esportes têm diferenças culturais entre si, já reparou?

1. Atletismo

O atletismo é um esporte de pura velocidade. A corrida é literalmente contra o tempo e os atletas levam sua resistência e força ao máximo e o objetivo é um só: chegar antes.

Muitas empresas também valorizam a velocidade na busca de resultados. E para toda a equipe, o importante é se motivar para buscar a cada dia, resultados melhores.

2. Tiro Esportivo

Mas quem não se emocionou com a medalha conquistada pelo brasileiro Felipe Wu. O tiro é um esporte bem diferente do atletismo. Aqui, a maneira de ter sucesso é conquistada a partir de outra receita: muito foco e concentração. Quem ganha a medalha não é necessariamente o mais rápido, mas sim o mais preciso. Ter cautela para acertar o centro do alvo é indispensável.

Mais uma vez, muitas empresas do mercado também funcionam dessa maneira: são empresas que não valorizam a velocidade pelos resultados, mas sim a qualidade e precisão de suas ações que levam, naturalmente, ao resultado.

3. Ginástica Olímpica

E a ginástica, então? A cada olimpíada que passa, vemos que as entregas são cada vez maiores e o nível de exigência também. Inovar nos movimentos e apresentações já é regra e garante notas muito mais altas.

Muitas empresas do mercado funcionam dessa forma também. Não basta executar bem, essas empresas vão além: querem serviços e produtos inovadores, que possam facilitar a vida do consumidor!

4 e 5. Vôlei e Handebol

E para terminar, não podemos deixar de falar no vôlei e handebol. São esportes coletivos e o resultado ali, não depende de um jogador ou outro.

Se o levantador do vôlei não está em um bom dia, com certeza isso impactará no desempenho da defesa ou ataque. Nesses esportes, é valorizada a sincronia da equipe na busca de resultados.

Mais uma vez, muitas empresas do mercado carregam essa cultura. Nelas, o indivíduo é valorizado pelo trabalho em equipe.

Afinal, o trabalho feito a 4 mãos é muito mais completo do que aquele que é individual. Nesse tipo de cultura, o indivíduo se desenvolve dentro de uma equipe e os resultados são entregues por todos.

Como descobrir quais culturas organizacionais tem a ver com você?

Em muitos momentos, o trabalho da Seja Trainee vai muito além do Trainee e pode ajudar você a descobrir quais culturas organizacionais e até mesmo quais empresas realmente tem a sua cara! Gravamos alguns vídeos sobre esse assunto. Que tal começar com esse daqui?

Seja Trainee

Somos uma empresa de desenvolvimento profissional que ajuda o jovem em inicio de carreira a se preparar para os processos seletivos do mercado de trabalho. A preparação acontece por meio de conteúdos disponibilizados em nosso site, além de palestras online gratuitas e do trabalho personalizado de Consultoria & Coaching. Aumente suas chances, conheça a preparação individual.


Compartilhe!

Leave a Comment