O que protagonismo de carreira tem a ver com sua aprovação?

Trainee Totvs
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Você provavelmente já ouviu falar em protagonismo de carreira, mas você sabe porque essa competência aumenta as suas chances de aprovação?

O protagonismo de carreira com certeza é uma das competências mais valorizadas nos candidatos a trainee! E vamos te explicar melhor como isso funciona e de que forma você pode aumentar as suas chances de aprovação

  • “Quero tanto passar naquele processo seletivo”
  • “Se eu fosse mais extrovertido, talvez tivesse mais facilidade com dinâmicas de grupo…”
  • “A culpa é do entrevistador que não foi com minha cara”.

No processo seletivo, somos desafiados o tempo todo a mostrar nossos conhecimentos, habilidades, aspirações de carreira. Em alguns momentos, nos saímos naturalmente bem. Em outros, sentimos que não demos o nosso melhor, ou então que ficou faltando alguma coisa.

O processo seletivo é CHEIO de desafios, mas fique atento: a maneira como você o encara é também o que te define. Então, depois que você sai do processo seletivo, o que você faz com seus sentimentos e feedbacks?

Protagonismo de carreira

Atualmente, as empresas têm falado bastante sobre a atitude de protagonismo de carreira. Mas como esse protagonismo funciona? A lógica é mais antiga do que imaginamos!

“A reação de lutar ou fugir, também chamada de reação de estresse agudo, foi descrita pelo fisiologista Walter Bradford Cannon em 1927. Sua teoria diz que os animais reagem às ameaças com uma descarga comum do sistema nervoso simpático, fazendo com que o animal permaneça e lute ou fuja para se defender”.

Conosco, não é tão diferente: ao receber um feedback ou perceber um GAP ao longo do processo seletivo ou já trabalhando em uma empresa, nossa reação pode ser de fugir do problema ou encarar.

Aqueles que fogem do problema, normalmente tendem a culpar fatores externos: A culpa é do gestor, da empresa, do entrevistador. É o famoso “Não há nada que eu possa fazer a respeito”.

Existem aqueles que lutam. A cada problema, buscam se desenvolver, buscam ajuda externa, buscam qualificação. Isso é o protagonismo de carreira. Em outras palavras, é uma posição ativa em relação à sua carreira. É tudo aquilo que você faz para lidar com o contexto no qual está vivendo. Ele aparece naquele momento em que você deixa de ser a vítima e passa a agir.

Se você é coadjuvante de sua carreira:

Saiba que basta uma mudança de mindset para fazer diferente. A chance de ser protagonista aparece, provavelmente, todos os dias. Ele aparece junto a qualquer desafio, frustração, dificuldade. É uma chance de repensar, se desenvolver, se preparar, pedir ajuda. A grande pergunta é: o que você pode fazer para melhorar?

Não à toa as empresas valorizam tanto o protagonismo de carreira. Os candidatos que se responsabilizam pelos seus resultados, tendem a ter mais iniciativa e proatividade para gerar mudanças dentro de uma empresa!

E aí, qual é o seu próximo passo depois de ler esse artigo?

Para todos os protagonistas de carreira, aqui fica nosso convite para agendar uma consultoria experimental gratuita e discutir sua carreira com as coaches da Seja Trainee, basta se inscrever.


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •