Não passei no processo seletivo e a culpa é do perfil?!

programa de trainee
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Não passei no processo seletivo e a culpa é do perfil?!

Vira e mexe escutamos candidatos que não foram bem-sucedidos no processo seletivo e adivinha de quem é a culpa? Do perfil, que estava fora do esperado novamente.

Antes de criar o monstro do perfil e ficar sem entender o porquê de uma reprovação, vamos começar entendendo como os processos são realizados.

Como um processo seletivo é realizado?

Entendemos que cada vez mais o RH tem um papel estratégico, buscando recrutar e selecionar os candidatos certos para a vaga certa.

Isso significa que não existe motivo para ficar inseguro com o currículo de seus concorrentes.

O processo tem foco comportamental, nem sempre o mais qualificado é aprovado. Suas habilidades, somadas as competências e atitudes é que são avaliadas no processo. Nesse sentido, reconhecer seu perfil profissional é imprescindível.

Ao desenhar o perfil para uma vaga, o RH conversa com gestores da área para entender mais sobre as atividades e competências necessárias. Para a área X é preciso falar inglês com frequência? É preciso saber lidar com pressão? Planejamento é necessário?

Assim, estar fora do perfil não é algo ruim. Não significa que você é incapaz. Significa que aquela vaga precisa de outro perfil profissional. Um candidato que esteja fora do perfil provavelmente vai encarar muitas dificuldades, já que terá que desenvolver habilidades e competências diferentes das suas. Em algum momento, isso se torna insustentável.

Pesquise sobre você e sobre a vaga

Por isso, o melhor caminho é pesquisar bastante a vaga que te interessa antes de se inscrever. Isso garante que seu perfil estará alinhado ao que a empresa busca, aumentando suas chances de aprovação!

É essencial também pesquisar mais sobre você: que tipo de ambiente tem a sua cara? Quais competências você tem? O que está buscando para a sua carreira? De quais valores não abre mão?

Seu perfil é o seu guia para avaliar as oportunidades do mercado


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Leave a Comment