11 3938.4000 11 9 5895.0220 contato@sejatrainee.com.br

Como procurar uma vaga de emprego

como procurar uma vaga de emprego
Compartilhe!

3 estratégias indispensáveis de como procurar uma vaga de emprego

Afinal, quais são as estratégias essenciais sobre como procurar uma vaga de emprego?

Hoje vamos contar a história do Cesar, um engenheiro recém-formado que veio da Argentina para o Brasil em busca de uma boa oportunidade (e está quase chegando lá)! Ele topou conversar conosco e compartilhar as estratégias que usou para manter o seu foco nessa busca!

“Fiz muitos exercícios de autoconhecimento, treinei inglês e lógica, entendi minha história e treinei para os diferentes tipos de entrevistas – acredito que muitos estão passando pelo mesmo processo e por isso acho importante compartilhar minha história”.

Poucas experiências profissionais no Currículo

A falta de experiências profissional é um ponto de insegurança para muitos candidatos e também foi para o caso do César, mas mesmo assim, ele escolheu abrir mão de experiências de estágio para focar na formação em menos tempo.

“Estudei música por 3 anos e vi que seria difícil construir uma carreira nessa área. Sempre achei engenharia interessante e comecei o curso. No entanto, eu não queria demorar na minha formação, então optei por abrir mão do estágio e ao longo da faculdade me envolvi em algumas atividades acadêmicas.

Em determinado momento da faculdade, recebi uma proposta muito tentadora, mas teria que atrasar minha formação e, mais uma vez, mantive o foco e resolvi declinar a proposta”.

Dica: Muitas pessoas acreditam que a quantidade de experiências é sinônimo de qualificação, mas não é bem por aí, principalmente quando falamos em candidatos que estão em início de carreira.

Mesmo com poucas experiências no currículo, você tem muitas chances de mostrar o seu potencial!

Veja o passo-a-passo para construir um currículo atraente estratégico para quem não tem tantas experiências

3 estratégias de como procurar uma vaga de emprego! 

Assim que se formou, Cesar fez as malas e veio para o Brasil em busca de uma ótima oportunidade de trabalho. Ele conta que a crise no Brasil é real, mas que mesmo assim as vagas ainda existem, diferente da Argentina.

“Eu não tinha participado de muitos processos seletivos na Argentina e tinha várias dúvidas: o que falar? O que fazer na dinâmica de grupo? Como conseguir minha vaga?”. 

Foi em meio às tentativas e participação em processos que o Cesar descobriu 3 estratégias essenciais para quem está buscando uma vaga hoje:

Estratégia 1, a mais importante: Preparação

“Descobri que não estava preparado para os processos seletivos. Precisava mostrar quem sou, quais são as minhas habilidades. Nesse momento, procurei entender mais sobre mim mesmo: porque escolhi engenharia? Quais são as minhas virtudes e defeitos?

Foi desse jeito que fiquei mais tranquilo para vender o meu peixe ao longo dos processos seletivos. E para a minha surpresa, também avancei em muitos processos que nem imaginava que me sairia bem”.

Dica: Para você começar a busca pelo autoconhecimento, selecionamos algumas perguntas que te ajudam a pensar mais sobre você:

  • Por que você escolheu o seu curso de graduação?
  • Quais foram as suas matérias favoritas? Você consegue imaginar porquê?!
  • As pessoas te procuram quando querem que tipo de ajuda?
  • Sou reconhecido pelo quê?

Estratégia 2: Mandar currículo para todos os lados não funciona

“Enviei meu currículo para várias empresas e depois entendi que perdia energia para empresas que eu realmente queria. Um exemplo foi o processo de uma empresa do segmento de moda. Quando eu fui eliminado, eu entendi que ela realmente não tinha nada a ver comigo”.

Dica: Para ajudar a filtrar as empresas que tem (ou não) a sua cara, selecionamos algumas perguntas:

  • O que essa empresa faz?
  • Esse produto ou serviço conversam com as minhas motivações profissionais?
  • Como é a cultura da empresa?
  • O ritmo de trabalho e valores são compatíveis com o meu estilo de trabalho?
  • Qual seria meu papel lá dentro?
  • Isso faz sentido para meus objetivos de carreira?

Estratégia 3: Invista nas empresas (e carreira) que tem a sua cara.

“Para mim, parecia impossível ser aprovado na GM, mas quando cheguei entre os 25 finalistas, percebi que eu era capaz. Foi aí que caiu a ficha:  Os processos que eu realmente gostava, eram aqueles onde eu avançava”.

Dica: Quando você encontra uma empresa que tem a sua cara, é naturalmente mais fácil se encaixar à realidade dela e se destacar no processo seletivo. No entanto, é importante sempre vender o seu peixe e mostrar o seu valor profissional por meio das atividades que você já realizou ao longo de sua trajetória. Se você deixa de fazer o Marketing Pessoal, o avaliador não tem acesso ao seu potencial.

Seja Trainee

Somos uma empresa de desenvolvimento profissional que ajuda o jovem em inicio de carreira a se preparar para os processos seletivos do mercado de trabalho. A preparação acontece por meio de conteúdos disponibilizados em nosso site, além de palestras online gratuitas e do trabalho personalizado de Consultoria & Coaching. Aumente suas chances, conheça a preparação individual.


Compartilhe!