Dicas para as 5 fases do processo seletivo

Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Dicas para as 5 fases do processo seletivo

Quando queremos começar a trabalhar para ter uma vida independente, o processo seletivo de uma empresa pode ser algo de arrepiar, especialmente quando se trata de um programa de trainee, no qual a concorrência é muito grande. Saber como funciona cada fase do processo, não somente ajuda a alcançar o emprego como auxilia a diminuir a tensão que existe nesse momento e se torna um diferencial.

Os processos seletivos vêm se tornando mais dinâmicos, inovadores e criativos. Se você quer fazer parte de um programa trainee de uma empresa, fique ligado às dicas que separamos para que possa se dar bem em todas as fases do processo.

Entenda as fases de uma seleção de programa trainee:

Inscrições

Fase Online

Na fase online o candidato manda seu currículo para a empresa e, antes mesmo de ser avaliado, já realiza um teste pela internet. É por meio desta prova que serão testados os conhecimentos do futuro trainee. De forma geral, os assuntos abordados são: raciocínio lógico, português e inglês. Algumas empresas podem modificar o inglês pelo espanhol.

Fique atento: o que conta nesse processo é a velocidade de raciocínio. Portanto, fica claro que ter conhecimento prévio é fundamental para começar o processo seletivo com o pé direito. Saber controlar o tempo e tomar as atitudes corretas é primordial. Se o idioma estrangeiro não é muito seu forte, não se esqueça de praticá-lo previamente.

Apresentação Pessoal

É chegado o momento de demonstrar seu valor, de vender seu peixe. Nesta fase do processo, o candidato a trainee deverá mostrar que é capaz de falar sobre si mesmo ou sobre algum produto ou serviço da empresa em questão, em pouco tempo. Também conhecido como pitch ou conversa de elevador.

É preciso estar atento, ter uma boa concentração e um alto poder de síntese. Imagine o que o recrutador irá lhe perguntar e formule as possíveis respostas.

Perguntas como: O que diria ao presidente da empresa se o encontrasse no elevador? Como você se define em poucas palavras? Como se vê em cinco anos? São perguntas muito usadas. Seja criativo, sucinto e tente “conquistar” o entrevistador.

Dinâmica de grupo

Embora algumas pessoas tenham pavor dessa fase do processo seletivo, saber trabalhar em grupo é indispensável. Aqui, algumas características subjetivas vêm à tona. E é justamente através delas que o recrutador poderá ver as qualidades, defeitos, pontos positivos e negativos do trainee e comparar as reações dos candidatos nas diferentes situações a que são submetidos.

Ter iniciativa, criatividade, conhecimento, determinação, foco e uma boa capacidade de relacionamento são qualidades avaliadas pelos entrevistadores. Um bom conselho é ser quem você é. Seja natural. Se esforçar para ser uma pessoa que não é, ficará muito falso e pode prejudicá-lo no processo seletivo.

Painel de Negócios e entrevista

Uma das fases mais decisivas do processo seletivo, o Painel de Negócios e entrevista serve para que o trainee mostre quem é e quais são suas qualidades em simulações de casos reais.

Este processo tem entre duas e três horas de duração. Como depois dessa só resta uma fase, somente os candidatos com o perfil desejado pela empresa serão selecionados.

Fique ligado: seja claro quanto a seus objetivos e mostre seu interesse na vaga. Não fique com dúvidas. Pergunte. Aproveite a oportunidade para se destacar. Você está quase lá. Não desanime!


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Leave a Comment