As características que um trainee deve ter no mercado de trabalho

Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

As características que um trainee deve ter no mercado de trabalho

O que você – candidato a trainee – sabe sobre o mercado de trabalho que te espera?

Já parou para pensar sobre como será a rotina em uma grande empresa? Ou sobre o que as empresas esperam do trainee e quais características são ideais nesse profissional?

Um trainee vai se relacionar com a maioria dos setores da empresa e interagir com a cultura da organização.

É essencial estar preparado para conhecer a fundo os negócios da companhia e seus processos, podendo trabalhar em mais de uma área profissional.

O objetivo é fazer com que o jovem tenha uma visão mais completa da organização e seja capaz de solucionar problemas em diversas frentes.

O jovem trainee costuma percorrer um caminho mais curto até chegar a um cargo de gestor. Geralmente os programas oferecem treinamento com uma formação técnica operacional e também para assumir cargos superiores.

O contato com os chefes é frequente. A atenção com o trabalho dos jovens profissionais é redobrada, por isso, esteja preparado para uma dura supervisão.

Características que o trainee deve ter

Pelos altos investimentos em treinamentos de qualidade que as empresas oferecem aos trainees, elas esperam ver resultados práticos destes profissionais. Não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas qualidades essenciais para o bom andamento do trabalho em um ambiente corporativo com fatores comportamentais, por exemplo.

É essencial que o profissional, além de saber exercer muito bem a sua atividade, respeite as políticas da empresa e se relacione bem com seus superiores e colegas de trabalho.

Algumas características completam o leque das mais importantes e, por isso, são muito observadas pela chefia nos trainees. São elas: maturidade, capacidade de análise, flexibilidade, capacidade de comunicação e liderança.

Entender a rotina do mercado de trabalho é primordial

Alguns problemas costumam ocorrer com os recém-formados que “caem de cabeça” no mercado de trabalho.

Nem todo mundo está preparado para assumir as rédeas de uma carreira ou se relacionar com o ambiente corporativo.

O trainee leva vantagem nesse processo, pois tem um período de treinamento na empresa, mas algumas situações são corriqueiras no mercado de trabalho e comuns a todos.

Conquistar o respeito dos outros não é fácil

O respeito dos colegas de trabalho e da chefia é algo que não se consegue de uma hora para outra. Ele vem à custa de bom trabalho aliado a simpatia e honestidade.

Não deixe os erros consumirem sua confiança

Errar é algo comum no mundo dos trainees.

São muitas responsabilidades e diversos processos nos mais variados departamentos dentro da empresa sob controle do jovem. A melhor maneira de lidar com o erro é absorver algum aprendizado com a situação.

Enfim, o sonho de ser trainee é compartilhado por muitos jovens que acabaram de sair da faculdade ou ainda é estudante. O problema é que poucos planejam para chegar lá. Por isso, você já deu um passo importante quando procurou se informar. O próximo passo é se desenvolver!

E nós podemos te ajudar! Entenda como o Coaching pode desenvolver suas competências e te deixar pronto para vender seu peixe nos processos seletivos!

No eBook, você também poderá se inscrever para uma consultoria experimental com nossa equipe!


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Leave a Comment