Trainee aprovado VLI: “Em vários momentos me senti inseguro”

trainee aprovado vli
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Conheça a história do Marcelo, o trainee aprovado que estava inseguro, mas deu a volta por cima e foi hoje é trainee VLI! 

Marcelo foi aprovado como Trainee na VLI, mas antes disso, ele passou por momentos de insegurança, achando que não conseguiria a vaga:

Insegurança no processo seletivo

“Em alguns momentos eu me senti inseguro, realmente não acreditei que iria passar, mas tentei manter a calma, me preparar e dar o melhor de mim, acreditando que se não fosse nesse ano, iria me preparar mais para o próximo”

Essa fala poderia vir de qualquer candidato a trainee, mas veio de Marcelo Souza, recém-formado em engenharia civil, e aprovado na VLI. Você se identificou com a insegurança que ele sentiu?

Leia mais o artigo: Insegurança no processo seletivo

A insegurança dos candidatos durante o processo é normal, explica Gabriela Monteiro, Coach da Seja Trainee.

“Nunca conheci um candidato que estivesse 100% tranquilo com a avaliação. Mas é importante ressaltar que apesar da insegurança, Marcelo tinha muita clareza do que queria. A motivação pela VLI era clara e isso foi a chave para seu desenvolvimento”.

Marcelo também conta que foi muito desafiador participar de um processo seletivo, já que nunca havia participado de algo assim antes. Além disso, outra superação foi conciliar as etapas do processo com o estágio que fazia na época e TCC.

Coaching na Seja Trainee 

Foi durante as fases presenciais do processo seletivo da VLI que Marcelo procurou a Seja Trainee.  Pedimos para que ele explicasse o que achou desta primeira experiência:

“Para mim, que ainda não havia passado por uma entrevista desse tipo, foi sensacional, conseguiu fazer enxergar a forma com que eu estava me apresentando para os outros, me ajudou a me conhecer e como mostrar o que eu já conhecia. Muito bom mesmo”.

Notícia da aprovação

Depois de toda sua preparação para o processo, o engenheiro recebeu a notícia da aprovação na empresa que tinha apostado todas as suas fichas.

“Melhor notícia do ano! Na verdade, a ficha nem caiu, conseguir uma chance tão grande logo após me formar, era uma coisa que eu não acreditava que seria possível! Mas ainda estou digerindo aos poucos até começar o programa…”

Conselho do Marcelo para os futuros trainees!

“Acho que a dica mais importante que eu tenho para dar é acreditar em si mesmo. Tentar se informar o máximo possível sobre as empresas e os processos, tentar entender o que eles estão procurando e o que você está procurando, conhecer as etapas, entender como elas acontecem e como se preparar para elas (o coaching me ajudou muito nisso).

Ajustes são sempre necessários. Nem sempre a gente pensa no nosso perfil, na nossa vida, em cada experiência que tivemos. Às vezes, as perguntas da entrevista nos pegam de surpresa mesmo. Mas quando o caminho de carreira é claro, tudo passa a fazer sentido.”

Coaching com a Seja Trainee

A insegurança do Marcelo, não o impediu de alcançar seu objetivo com sucesso, mas ela também não o paralisou. E isso foi possível com o apoio da metodologia e trabalho de preparação da Seja Trainee.

Quer conhecer como nosso trabalho funciona? Então agende uma consultoria experimental com nossos Coaches!


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Leave a Comment