5 dicas para se preparar para uma entrevista

entrevista
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Selecionamos 5 dicas para você se preparar para uma entrevista!

A entrevista é um momento precioso.. É a sua chance de  mostrar seu valor e demonstrar que você poderá contribuir para a organização! E como aproveitar essa oportunidade da melhor maneira? É isso que você vai encontrar nesse artigo!

Mas antes de começar, é importante lembrar que os formatos de entrevista estão variando bastante: entrevista presencial ou a distância, individual ou em grupo. Dá uma olhadinha no artigo que fizemos sobre a vídeo-entrevista! 

Além disso, saiba que as entrevistas não são padronizadas: algumas são mais estruturadas, outras menos. Mas de forma geral, todas buscam avaliar competências, habilidades e comportamentos de acordo com a cultura da empresa e com a vaga.

Por exemplo: se, para sua posição, é essencial ter um pensamento lógico e solução rápida para problemas, o avaliador vai buscar em seu histórico, momentos em que você teve que lidar com isso e como se comportou frente à situação.

Por isso é tão importante que você tenha clareza da sua trajetória e de seu perfil profissional. Além disso, considere também outras 5 dicas que selecionamos e que podem ajudá-lo a se preparar:

1. Como você responde as perguntas do entrevistador? 

Ao contar situações pessoais, tente ser o mais claro possível. Às vezes o nervosismo pode atrapalhar, mas caso tenha dificuldades em organizar sua fala, lembre-se de incluir informações que deixam a sua experiência mais palpável!

Por exemplo, “Fulano, conte uma situação na qual você teve que lidar com um imprevisto”.

Assista o vídeo abaixo para entender qual e melhor forma de estruturar o seu discurso:

2. Sua reação às perguntas dizem muito sobre seu perfil!

Muitas empresas buscam sair daquela entrevista tradicional e trazem perguntas estranhas com o intuito de observar sua reação e linha de raciocínio. “Quantos bueiros existem em Nova Iorque” foi uma pergunta que já apareceu e surpreendeu muitos candidatos.

Há quem dê risada, há quem não tenha ideia do que responder. Outros preferem chutar um número qualquer. A forma como você busca responder a pergunta já diz muito sobre você. Se a vaga em questão exigir um pensamento lógico, por exemplo, vai valorizar candidatos que respondam logicamente – seja comparando com outras cidades, seja fazendo uma média de bueiros por quarteirão.

Uma coisa é certa, nesse tipo de situação o avaliador não espera a reposta certa, mas sim o caminho pelo qual você percorreu até chegar a esse resultado.

Quer treinar as perguntas mais comuns em entrevista? Então leia nosso artigo “10 perguntas frequentes nas entrevistas de trainee (e as nossas recomendações)”

3. A entrevista pode ser frustrante!

Nem tudo são flores e às vezes algumas questões podem aparecer e te pegar de surpresa. Não saber responder a algo pode acontecer e a forma como você lida com a frustração também será observada!

Uma dica importante: é permitido pensar antes de responder. Às vezes a resposta não está na ponta da língua, mas é importante resgatar na sua trajetória antes de responder qualquer coisa para evitar o silêncio.

4. Aprofunde-se na entrevista, mas cuidado para não se afogar!

A entrevista é sua chance de mostrar mais sobre você.

processo seletivo pode ser comparado a uma piscina que começa no raso, e vai ficando cada vez mais funda. Isso porque seu envolvimento com a empresa vai aumentando e cada vez mais você tem que expor seu interesse e perfil para a vaga.

A entrevista é o ápice da profundidade, por isso, você deve aproveitar a oportunidade para mostrar aos gestores por que você deve ser contratado.

Mas cuidado! Aprofundar não significa falar sem parar! Busque equilíbrio para não ser superficial e repetir seu currículo ou apresentação pessoal, mas também seja objetivo, tendo como foco a pergunta feita pelo gestor.

5. Treine bastante! 

Quer mais dicas para a entrevista? Então baixe o nosso eBook completo de entrevista!

Nele, você encontra orientações para antes e durante a entrevista, além de exercícios que te ajudam a avaliar como você está se saindo! Para fazer download, é só clicar no botão acima!


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Leave a Comment





Comente