3 dicas para formado e está sem trabalho

formado sem trabalho
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Selecionamos 3 dicas valiosas para você que está formado, mas ainda está sem trabalho!

Vamos falar sobre como você busca suas vagas, como usa o networking e como enxerga sua carreira!

Falando sobre emprego com jovens em início de carreira, o que chamou atenção foi o seguinte desabafo:

“Na faculdade, a gente segue o fluxo, mas quando a gente se forma e ainda não tem emprego, dá aquela sensação de… para onde eu vou agora?”.

Você também se sente assim? Se sim, saiba que esse sentimento é mais comum do que deveria e reflete a falta de apoio do jovem em início de carreira.

Pressão pela busca de emprego

A pressão por buscar um emprego pode aparecer de várias formas: pode ser uma pressão da sociedade e dos amigos que já estão trabalhando ou até mesmo uma auto cobrança.

Se você se identifica com esse momento profissional, preparamos alguns exercícios que pode ajudá-lo desde já.

1. Como você escolhe hoje as vagas que se inscreve?

Tem gente inscrita em mais 100 vagas

Procurar vagas aleatórias e se inscrever sem critérios é a atitude mais comum dentre as pessoas que não tem clareza do que querem para sua carreira.

O lado positivo é a sensação de estar se aproximando do emprego, no entanto, vale lembrar que buscar um emprego na base da tentativa e erro pode ser muito frustrante, principalmente quando a gente começa a receber “nãos” das empresas.

Cuidado com a frustração

Aqui na Seja, percebemos que a frustração já começa no processo seletivo.

O candidato que busca um emprego, mas ainda tem dúvidas sobre o que realmente quer, costuma ter dificuldades para mostrar seu diferencial competitivo e interesse genuíno pela vaga/empresa.

Fora isso, as chances de se decepcionar com o 1º emprego são enormes já que ele pode estar completamente desconectado com o propósito da empresa e sua atuação.

2. Converse com seus amigos

Antes de buscar vagas, organize suas opções. Um bom exercício é conversar com as pessoas que se formaram junto com você:

Entenda qual é a realidade de cada tipo de carreira:

  • Como é o dia-a-dia de seus colegas
  • Que tipo de desafios eles encaram,
  • Qual é o papel deles

Tudo isso pode te ajudar a discernir tipos de vagas e começar a refletir quais delas mais se aproximam do que você gosta.

Aproveite essa conversa com seus amigos, para entender como as pessoas te enxergam e o que elas acham que você faz muito bem. A visão dos outros sobre você pode te surpreender.

3. Coaching de carreira

O coaching de carreira especializado para jovens em início de carreira faz toda a diferença para quem se sente perdido.

É um investimento maior, porém certeiro para quer está perdido em relação a carreira.

Objetivo do Coaching

O objetivo é deixar de focar nas incertezas para focar nos seus talentos, motivações, valores e reais interesses. De forma natural, aquilo que parece um caos sem fim, torna-se organizado.

Ao compreender mais sobre você mesmo, fica também mais simples olhar para o mercado e filtrar as opções que fazem mais ou menos sentido para você.

A importância de ter parcerias

Como diz Blair Singer: “Para alcançar o sucesso é obrigatório ter uma parceria. Eu nunca conheci alguém que tenha sido bem-sucedido em qualquer coisa sem parceiros, colegas ou mentores”.

Gabriela Monteiro, coach aqui da Seja Trainee conta que é bem comum um jovem iniciar o coaching sem ter ideia do que quer:

“Alguns até imaginam que não tem talentos! O coaching é um processo muito enriquecedor, porque ao longo do caminho vamos enxergando o que realmente nos move, o que faz sentido para nossas vidas.

É comum ver aquele jovem perdido, sair do coaching com plano de ação na mão ou vaga conquistada”.

Mão na massa

E agora com as dicas que selecionamos você sente que está mais seguro de dar este primeiro passo?

Se você quer conhecer mais do trabalho da Seja Trainee e conversar com as nossas Coaches de carreira, agende um “Momento Carreira”, focado nos próximos passos da sua vida profissional!

Faça o agendamento clicando aqui 


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •